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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLIMA, Simone Cristiane dos Santos-
dc.contributor.authorSILVA, Daniel José-
dc.date.accessioned2025-05-20T13:12:24Z-
dc.date.available2025-05-20T13:12:24Z-
dc.date.issued2025-04-07-
dc.date.submitted2025-05-09-
dc.identifier.citationSILVA, Daniel. How to Teach Innovation to Students in Higher Education Computing. 2025. Trabalho de Conclusão de Sistemas de Informação – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63321-
dc.description.abstractThis systematic literature review (SLR) investigates methods for teaching innovation to adult learners in higher education computing programs, with the aim of developing a comprehensive portfolio of pedagogical solutions. By analyzing peer-reviewed studies, the research identifies and categorizes educational practices—ranging from traditional classroom approaches to experiential, project-based, and interdisciplinary methods—that foster creativity, problem-solving, and entrepreneurial mindsets. The review highlights recurring themes such as the role of industry collaboration, hackathons, design-thinking workshops, and innovation labs in bridging theoretical knowledge with real-world challenges. Findings suggest that blended pedagogical models, which integrate hands-on learning with reflective practice, show significant promise in cultivating innovation capabilities. This study contributes to a structured framework for educators and policymakers to redesign curricula, ensuring alignment with market demands while addressing gaps in current educational strategies.pt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInnovation educationpt_BR
dc.subjectSystematic literature reviewpt_BR
dc.subjectHigher education computingpt_BR
dc.subjectTeaching methodspt_BR
dc.titleHow to Teach Innovation to Students in Higher Education Computing.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3675858428545219pt_BR
dc.description.abstractxEsta revisão sistemática da literatura (SLR) investiga métodos para ensinar inovação a adultos em programas de computação no ensino superior, com o objetivo de desenvolver um portfólio abrangente de soluções pedagógicas. Ao analisar estudos revisados por pares, a pesquisa identifica e categoriza práticas educacionais — desde abordagens tradicionais em sala de aula até métodos experienciais, baseados em projetos e interdisciplinares — que promovem criatividade, resolução de problemas e mentalidade empreendedora. A revisão destaca temas recorrentes, como o papel da colaboração com a indústria, hackathons, oficinas de design thinking e laboratórios de inovação na conexão entre o conhecimento teórico e os desafios do mundo real. Os resultados sugerem que modelos pedagógicos híbridos, que integram aprendizagem prática com reflexão crítica, mostram grande potencial para desenvolver capacidades inovadoras. Este estudo contribui para um framework estruturado que pode ser utilizado por educadores e formuladores de políticas na reformulação de currículos, garantindo alinhamento com as demandas do mercado e abordando lacunas nas estratégias educacionais atuais.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terra::Ciência da Computaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CIN-DSC) - Departamento de Sistemas da Computação pt_BR
dc.degree.graduation::CIn-Curso de Sistemas de Informaçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Sistemas da Computação

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