Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63311

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSOUSA, FÁBIO WANDERLEY JANHAN-
dc.contributor.authorSILVA, LINALDO LIMA DA-
dc.date.accessioned2025-05-19T21:54:57Z-
dc.date.available2025-05-19T21:54:57Z-
dc.date.issued2024-10-21-
dc.date.submitted2025-05-15-
dc.identifier.citationSILVA, Linaldo Lima da. O PAPEL DA PRÁTICA DE CONJUNTO NA FORMAÇÃO DO LICENCIADO EM MÚSICA. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Música - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63311-
dc.description.abstractO trabalho traz como tema principal o papel das disciplinas de Práticas em Conjunto (PC) nos cursos de licenciatura em música, analisando sua relevância na formação dos futuros educadores musicais. Essas práticas envolvem não apenas o desenvolvimento técnico, mas também habilidades cognitivas, afetivas e sociais, essenciais para a atuação no mercado musical e entre profissionais da área. O trabalho consiste em examinar, em 10 projetos pedagógicos de instituições de nível superior do nordeste brasileiro, como as práticas em conjunto são estruturadas e qual sua carga horária em comparação com a carga total do curso. A partir disso comparamos essas informações com o perfil do egresso pretendido pelos cursos. Por fim, o trabalho reflete sobre as adaptações dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) frente às mudanças legais e sobre os resultados obtidos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectPrática em Conjuntopt_BR
dc.subjectProjeto Pedagógicopt_BR
dc.subjectCurrículo de Músicapt_BR
dc.subjectMúsica em Nível Superiorpt_BR
dc.subjectPerfil do Egressopt_BR
dc.titleO PAPEL DA PRÁTICA DE CONJUNTO NA FORMAÇÃO DO LICENCIADO EM MÚSICApt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4165808414522521pt_BR
dc.description.abstractxThe main theme of this paper is the role of the ensemble practices disciplines (PC) in undergraduate music courses, analyzing their relevance in the training of future music educators. These practices involve not only technical development, but also cognitive, affective and social skills, essential for working in the music market and among professionals in the area. This work consists of examining 10 pedagogical projects from brazilian’s northeast graduate institutions, looking for how the ensemble practices disciplines are structured and what is their workload in comparison to the total course load. Then we compare this information with the profile of the graduates intended for the courses. Finally, the paper reflects on the adaptations of the Course’s Pedagogical Projects (PPCs) in light of legal changes and on the results obtained.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Músicapt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DMU) - Departamento de Músicapt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Música – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Linaldo Lima da Silva.pdf927,77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons