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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63207
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | CAVALVANTI NETO, Rafael | - |
dc.contributor.author | ANDRADE, Maria Júlia Bezerra dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-14T15:54:58Z | - |
dc.date.available | 2025-05-14T15:54:58Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-09 | - |
dc.date.submitted | 2025-04-26 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Maria Júlia Bezerra dos Santos Andrade. Controle do conversor Phase-Shift Full-Bridge aplicado à mobilidade elétrica. 2025. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Engenharia de Controle e Automação, Departamento de Engenharia Elétrica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63207 | - |
dc.description.abstract | A busca mundial pela redução de emissão de poluentes vem resultando em um movimento pela substituição de veículos movidos a combustão por veículos elétricos. Entretanto, para que essa substituição seja viável, é preciso superar alguns desafios. Uma das dificuldades encontradas para ampliação da mobilidade elétrica são os sistemas de recarga, que levam um tempo maior e são menos padronizados quando comparados aos de veículos a combustão. Uma alternativa para o problema do tempo de carga é o uso de estações de carregamento a corrente contínua que se conectam diretamente aos terminais das baterias e, assim, conseguem entregar uma maior potência visto que o volume e o peso da unidade de conversão deixam de ser um fator limitante. Para que essa estação possa atender a diversos tipos de baterias, é importante que ela opere numa ampla faixa de tensão. Dessa forma, neste trabalho se projeta o controle de um conversor estático CC-CC reconfigurável para ser aplicado em estações de carregamento de veículos elétricos, de forma que elas atendam veículos com baterias tanto de 400V quanto de 800V. Inicialmente, é apresentada a topologia do conversor Phase-Shift Full-Bridge reconfigurável (r-PSFB) em conjunto com seu modo de funcionamento. Como o modelo matemático desse conversor não existe na literatura, é feita, para as duas configurações, a modelagem das respostas de tensão e de corrente devido a uma variação na defasagem. Em seguida, a partir do modelo obtido, se projeta um esquema de controle digital adaptável, que, a depender da configuração do conversor e da etapa de carregamento, altera o controlador conectado ao sistema. É projetado então o sistema de controle de tensão e de corrente para cada configuração, de forma que o carregador atenda às normas da ABNT para estações de carregamento. Esse controle é testado e validado por meio de simulações no software Matlab/Simulink. No fim, se obtém resultados que mostram que a topologia utilizada, em conjunto com os controladores projetados, atende às demandas normativas tanto para baterias de 400V quanto para as de 800V. | pt_BR |
dc.format.extent | 82p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Controle digital | pt_BR |
dc.subject | Conversor CC-CC | pt_BR |
dc.subject | Veículos elétricos | pt_BR |
dc.subject | Carregamento rápido | pt_BR |
dc.title | Controle do conversor Phase-Shift Full-Bridge aplicado à mobiliade elétrica | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | BANDEIRA, Camila Mendes | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0686917335916439 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The global effort to reduce pollutant emissions has significantly increased the demand for replacing combustion engine vehicles with electric vehicles. However, for this substitution to be viable, several challenges must be overcome. One of the main difficulties in expanding electric mobility is the charging system, which typically requires longer charging times and lacks the standardization found in combustion vehicle refueling systems. A promising solution to the charging time issue is the use of direct current fast charging stations that connect directly to battery terminals, thereby delivering higher power, since the volume and weight of the conversion unit are no longer limiting factors. For these stations to support different types of batteries, it is crucial that they operate over a wide voltage range. Thus, this work presents the design of a control strategy for a reconfigurable static DC-DC converter to be implemented in electric vehicle charging stations, enabling them to service batteries of both 400V and 800V. Initially, the topology of the reconfigurable phase-shifted full-bridge (r-PSFB) converter is presented along with its operating mode. Since the mathematical model of this converter does not exist in the literature, the modeling of the voltage and current responses to a phase shift variation is carried out for both configurations. Subsequently, based on the derived model, an adaptive digital control scheme is designed, which adjusts the controller connected to the system according to the converter configuration and the charging stage. The voltage and current control system is then developed for each configuration, ensuring compliance with ABNT standards for charging stations. The proposed control system is tested and validated through simulations in Matlab/Simulink. Finally, the results demonstrate that the chosen topology, in conjunction with the designed controllers, meets the regulatory requirements for both 400V and 800V batteries. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Engenharias::Engenharia Elétrica | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CTG-DEE) - Departamento de Engenharia Elétrica | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CTG-Curso de Engenharia de Controle e Automação | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0007-1537-9833 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Engenharia de Controle e Automação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC_Final_MariaJulia.pdf | 2,51 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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