Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63190
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PETERS, Gabriel Moura | - |
dc.contributor.author | SOUZA, Lucas Gabriel Nascimento de | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-13T23:44:37Z | - |
dc.date.available | 2025-05-13T23:44:37Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-27 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Lucas Gabriel Nascimento de. Confluências entre Rap e Cultura Popular Nordestina: identidades culturais, hibridismo e resistência nos fazeres musicais de Zé Brown, Aliados CP e Júnior Baladeira. 2024. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63190 | - |
dc.description.abstract | A presente dissertação de mestrado se propôs a investigar como ocorrem as formas de identificação nos fazeres musicais promovidos por artistas pernambucanos que realizam uma mistura entre os elementos do rap e das culturas populares nordestinas, como é o caso de Aliados CP, Júnior Baladeira e Zé Brown. Neste sentido, para responder a este problema de pesquisa geral, busquei (1) investigar a trajetória de vida desses artistas, traçando os elementos que contribuíram para a emergência das produções musicais desse estilo de rap; (2) analisar quais são os discursos que emergem nas letras e quais são as sonoridades presentes nas suas músicas; (3) e identificar de que forma as propostas estéticas do rap e suas convenções sociais foram negociadas por esses artistas. Para tal, utilizamos como base as contribuições teóricas promovidas pela Sociologia da Música, em especial Harriet Martineau, Du Bois, Howard Becker e Antoine Hennion. Também mobilizamos as contribuições de autores/as dos Estudos Culturais como Stuart Hall, Simon Frith, Paul Gilroy e bell hooks, dentre outros/as. Do ponto de vista metodológico, para podermos alcançar os objetivos desta pesquisa, realizamos (1) uma análise do som e do discurso dos fazeres musicais dos artistas do Rap Repente; (2) entrevistas semiestruturadas com esses artistas; (3) observações de campo das apresentações desses artistas em shows, eventos e festivais; (4) acompanhamentos diários das redes sociais desses artistas; (5) e, por fim, uma pesquisa documental em jornais, revistas, sites e blogs que possuem entrevistas com esses artistas, textos de crítica musical sobre suas produções artísticas e matérias de divulgações de shows. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Rap | pt_BR |
dc.subject | Cultura Popular | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Hibridismo | pt_BR |
dc.title | Confluências entre Rap e Cultura Popular Nordestina : identidades culturais, hibridismo e resistência nos fazeres musicais de Zé Brown, Aliados CP e Júnior Baladeira | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9084010275540106 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1309727421275736 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Sociologia | pt_BR |
dc.description.abstractx | This masters dissertation seeks to investigate how forms of identification take place in the musical doings promoted by artists from Pernambuco that perform a mixture between elements from rap and from Brazilian Northeastern popular cultures, as is the case with Aliados CP, Júnior Baladeira and Zé Brown. In order to tacke this general research problem, we attempt (1) to examine the life trajectories of these artists, tracing the elements that have contributed to the emergence of the musical productions of this type of rap; (2) to analyze what discourses make up their lyrics and what sonorities are present in their songs; and (3) to identify how the aesthetic proposals and social conventions of rap have been negotiated by these artists. To accomplish these goals, we draw on theoretical contributions from the Sociology of Music, especially from Harriet Martineau, Du Bois, Howard Becker and Antoine Hennion. We also harness contributions from authors from Cultural Studies, such as Stuart Hall, Simon Frith, Paul Gilroy and bell hooks, among others. From a methodological standpoint, in order to reach the goals of this investigation, we undertake (1) an analysis of the sounds and discourses inherent to the musical doings of the artists of Rap Repente; (2) semi-structured interviews with these artists; 3) field observations of these artists’ performances in concerts, events and festivals; 4) a daily tracking of these artists’ social networks; (5) and, finally, a documentary research on newspapers, sites and blogs that contain interviews with these artists, critical texts on their artistic productions and stories that publicize their shows. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Sociologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Lucas Gabriel Nascimento de Souza.pdf | 3,39 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons