Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62935

Compartilhe esta página

Título: Os sentidos de educação inclusiva presente nos relatos dos egressos do curso de Química - Licenciatura do CAA / UFPE.
Autor(es): VIANA, Sthefany Aparecida de Macedo
Palavras-chave: Educação inclusiva; Formação de professores em química; Práticas pedagógicas; Práticas inclusivas
Data do documento: 9-Abr-2025
Citação: VIANA, Sthefany Aparecida de Macedo. Os sentidos da Educação Inclusiva presente nos relatos dos egressos do curso de Química - Licenciatura do CAA/UFPE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso de Química - Licenciatura - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: O presente trabalho tem como propósito compreender quais sentidos de Educação Inclusiva são mobilizados por professores de Química. Diante das exigências educacionais contemporâneas e da legislação vigente, garantir uma formação que prepare os professores para atuar de maneira inclusiva é essencial para a promoção de um ensino inclusivo. Nesse sentido, investigar como essa temática tem sido tratada na formação inicial dos professores de Química permite identificar possíveis lacunas e contribui para a reflexão sobre práticas pedagógicas mais inclusivas. A presente pesquisa foi realizada com 14 colaboradores, ambos egressos do curso de Química-Licenciatura do CAA/UFPE. Já com relação a abordagem possui abordagem qualitativa e caráter descritivo, que foi conduzida por meio de um questionário exploratório disponibilizado na plataforma Google Forms. Posteriormente, os dados foram analisados seguindo como inspiração a Teoria do Discurso do Sujeito Coletivo, de modo que, os sentidos não foram reconstruídos, ma sim agrupados em respostas semelhantes e assim debatidos ao longo deste trabalho. Já de acordo com as análises, foi possível observar que existe uma lacuna deixada pela formação inicial quanto a discussão da Educação Inclusiva, pois essa discussão se restringe muitas vezes apenas ao estudo da LIBRAS, já em outras nota-se que ocorre de modo assistemático ou não ocorrem. Além disso, os relatos evidenciam uma preocupação dos professores com a própria formação para atuar nesse contexto sobretudo por reconhecerem essa lacuna e buscam sana-las de diversas maneiras. Por fim, é válido enfatizar que, foi possível identificar quais os sentidos trazidos nas falas desses professores para a Educação Inclusiva.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62935
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Sthefany Aparecida de Macedo Viana (1).pdf733,38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons