Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62922

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFREITAS, Ana Paula de Souza de-
dc.contributor.authorLAURENTINO, Geowana Maria de Lima-
dc.date.accessioned2025-05-09T12:22:30Z-
dc.date.available2025-05-09T12:22:30Z-
dc.date.issued2025-04-14-
dc.date.submitted2025-05-09-
dc.identifier.citationLAURENTINO, Geowana Maria de Lima. Cartilha educativa como recurso didático para viabilizar a educação ambiental na área de contaminantes emergentes. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso Química Licenciatura - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62922-
dc.description.abstractDe acordo com a Base Nacional Comum Curricular (2017), os estudantes desde a Educação Básica devem ter um desenvolvimento intelectual baseado em reflexão e análise crítica de temas diversos, como conteúdos que estão alinhados ao seu contexto social, ambiental e econômico. Para um melhor entendimento dessas relações, recursos didáticos podem auxiliar os alunos de maneira interdisciplinar em sua jornada escolar. Assim, esta pesquisa teve como objetivo desenvolver uma cartilha educativa sobre contaminantes emergentes como recurso didático para o ensino de Ciências na Educação Básica, com o intuito de promover a compreensão crítica e a conscientização ambiental entre os estudantes, através da educação ambiental. A metodologia adotada foi qualitativa, de natureza exploratória, com base em revisão bibliográfica e elaboração de material educativo interdisciplinar, alinhado às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017). A cartilha intitulada “Contaminantes Emergentes – Descobrindo os Poluentes ao Nosso Redor” foi organizada e estruturada para facilitar a compreensão do conteúdo por meio de linguagem acessível, perguntas reflexivas e informações sobre a presença, impactos e métodos de remoção desses poluentes. O material foi planejado para integrar diferentes áreas do conhecimento e estimular o pensamento crítico dos alunos sobre questões ambientais contemporâneas. Os resultados apontam que a cartilha se apresenta como uma ferramenta didática eficaz e potencialmente aplicável em sala de aula, por promover uma abordagem contextualizada, interdisciplinar e que pode conectar-se à realidade dos estudantes. A proposta atendeu aos objetivos estabelecidos e respondeu à problemática ao oferecer um recurso que favorece o engajamento dos alunos em discussões sobre os contaminantes emergentes. Conclui-se que a produção de materiais como este tende a contribuir significativamente para a formação de uma consciência socioambiental. Sugere-se, como desdobramento, a aplicação e avaliação da cartilha em contextos escolares diversos para o desenvolvimento da educação ambiental dos estudantes.pt_BR
dc.format.extent46p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectContaminantes emergentespt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectRecurso didáticopt_BR
dc.titleCartilha educativa como recurso didático para viabilizar a educação ambiental na área de contaminantes emergentes.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Gilson Lima da-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1529519205329153pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4321016867381686pt_BR
dc.description.abstractxAccording to the National Common Core Curriculum (2017), students from basic education onwards should have an intellectual development based on reflection and critical analysis of diverse themes, such as content that is aligned with their social, environmental and economic context. In order to better understand these relationships, teaching resources can help students in an interdisciplinary way throughout their school journey. Thus, the aim of this research was to develop an educational booklet on emerging contaminants as a teaching resource for teaching science in basic education, promoting critical understanding and environmental awareness among students through environmental education. The methodology adopted was qualitative and exploratory in nature, based on a literature review and the development of interdisciplinary educational material in line with the guidelines of the National Common Core Curriculum (BNCC, 2017). The booklet entitled “Emerging Contaminants - Discovering the Pollutants Around Us” was organized and structured to facilitate understanding of the content through accessible language, reflective questions and information on the presence, impacts and removal methods of these pollutants. The material was designed to integrate different areas of knowledge and stimulate students' critical thinking about contemporary environmental issues. The results show that the booklet is an effective teaching tool and potentially applicable in the classroom, as it promotes a contextualized, interdisciplinary approach that can be connected to the students' reality. The proposal met the established objectives and responded to the problem by offering a resource that encourages students to engage in discussions about emerging contaminants. It is concluded that the production of materials such as this one contributes significantly to the formation of socioenvironmental awareness. It is suggested that the booklet be applied and evaluated in different school contexts to develop students' environmental education.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departamentCAA/NFD - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationCAA/Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/0837282839700191pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCGeowanaMariadeLimaLaurentino.pdf1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons