Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62874

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorOliveira, Regina Celia Barbosa de-
dc.contributor.authorSILVA NETO, Jose Pedro da-
dc.date.accessioned2025-05-08T15:42:32Z-
dc.date.available2025-05-08T15:42:32Z-
dc.date.issued2025-04-11-
dc.date.submitted2025-04-27-
dc.identifier.citationSILVA NETO, José Pedro da. Contribuições da problematização do tema alimentos para aprendizagem de conceitos da cinética química. 2025. 60 p. Curso de Química, Licenciatura, Ufpe, Caruaru, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62874-
dc.description.abstractO presente estudo investigou a problematização como abordagem metodológica para o ensino de cinética química, visando compreender como ela pode contribuir para a construção do conhecimento pelos estudantes, a partir do eixo temático alimentos, inseridos em conceitos da cinética química. Para isso, utilizamos o Arco de Maguerez que tem como fundamentação o uso da problematização a partir das etapas: observação da realidade, pontos-chaves, teorização, hipóteses de solução e aplicação a realidade. O estudo ocorreu em uma escola de ensino médio na cidade de Caruaru-PE. A pesquisa, de caráter qualitativo e exploratório, fundamentou-se na análise de dados, obtidos por meio de questionários aplicados antes e após a sequência didática, além dos registros da problematização e observação participante. Das análises inferimos que houve melhor compreensão na compreensão dos fatores que influenciam a velocidade das reações químicas, a partir das proposições dos estudantes. Os resultados indicam que a problematização favoreceu a participação ativa dos estudantes, bem como promoveu discussões significativas em grupos e maior apropriação dos conceitos teóricos. Dessa forma, entende-se a importância do ensino contextualizado para tornar o aprendizado dos estudantes dinâmico e esclarecedor, assim evidenciando o possível potencial do uso da problematização no ensino de química.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.format.extent59p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectProblematizaçãopt_BR
dc.subjectCinética químicapt_BR
dc.subjectAlimentospt_BR
dc.titleContribuições da problematização do tema alimentos para aprendizagem de conceitos da cinética química.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5008755169836379pt_BR
dc.description.abstractxThis study investigated problematization as a methodological approach for teaching chemical kinetics, aiming to understand how it can contribute to the construction of knowledge by students, based on the thematic axis of food, inserted in concepts of chemical kinetics. To this end, we used the Maguerez Arc, which is based on the use of problematization based on the following steps: observation of reality, key points, theorizing, solution hypotheses and application to reality. The study took place in a high school in the city of Caruaru-PE. The research, of a qualitative and exploratory nature, was based on the analysis of data, obtained through questionnaires applied before and after the didactic sequence, in addition to the records of problematization and participant observation. From the analyses, we inferred that there was a better understanding of the factors that influence the speed of chemical reactions, based on the students' propositions. The results indicate that problematization favored the active participation of students, as well as promoted meaningful discussions in groups and greater appropriation of theoretical concepts. Thus, we understand the importance of contextualized teaching to make student learning dynamic and enlightening, thus highlighting the possible potential of using problematization in chemistry teaching.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC-José Pedro da Silva Neto..pdf1,01 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons