Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62874
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Oliveira, Regina Celia Barbosa de | - |
dc.contributor.author | SILVA NETO, Jose Pedro da | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-08T15:42:32Z | - |
dc.date.available | 2025-05-08T15:42:32Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-11 | - |
dc.date.submitted | 2025-04-27 | - |
dc.identifier.citation | SILVA NETO, José Pedro da. Contribuições da problematização do tema alimentos para aprendizagem de conceitos da cinética química. 2025. 60 p. Curso de Química, Licenciatura, Ufpe, Caruaru, 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62874 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo investigou a problematização como abordagem metodológica para o ensino de cinética química, visando compreender como ela pode contribuir para a construção do conhecimento pelos estudantes, a partir do eixo temático alimentos, inseridos em conceitos da cinética química. Para isso, utilizamos o Arco de Maguerez que tem como fundamentação o uso da problematização a partir das etapas: observação da realidade, pontos-chaves, teorização, hipóteses de solução e aplicação a realidade. O estudo ocorreu em uma escola de ensino médio na cidade de Caruaru-PE. A pesquisa, de caráter qualitativo e exploratório, fundamentou-se na análise de dados, obtidos por meio de questionários aplicados antes e após a sequência didática, além dos registros da problematização e observação participante. Das análises inferimos que houve melhor compreensão na compreensão dos fatores que influenciam a velocidade das reações químicas, a partir das proposições dos estudantes. Os resultados indicam que a problematização favoreceu a participação ativa dos estudantes, bem como promoveu discussões significativas em grupos e maior apropriação dos conceitos teóricos. Dessa forma, entende-se a importância do ensino contextualizado para tornar o aprendizado dos estudantes dinâmico e esclarecedor, assim evidenciando o possível potencial do uso da problematização no ensino de química. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.format.extent | 59p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Problematização | pt_BR |
dc.subject | Cinética química | pt_BR |
dc.subject | Alimentos | pt_BR |
dc.title | Contribuições da problematização do tema alimentos para aprendizagem de conceitos da cinética química. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5008755169836379 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study investigated problematization as a methodological approach for teaching chemical kinetics, aiming to understand how it can contribute to the construction of knowledge by students, based on the thematic axis of food, inserted in concepts of chemical kinetics. To this end, we used the Maguerez Arc, which is based on the use of problematization based on the following steps: observation of reality, key points, theorizing, solution hypotheses and application to reality. The study took place in a high school in the city of Caruaru-PE. The research, of a qualitative and exploratory nature, was based on the analysis of data, obtained through questionnaires applied before and after the didactic sequence, in addition to the records of problematization and participant observation. From the analyses, we inferred that there was a better understanding of the factors that influence the speed of chemical reactions, based on the students' propositions. The results indicate that problematization favored the active participation of students, as well as promoted meaningful discussions in groups and greater appropriation of theoretical concepts. Thus, we understand the importance of contextualized teaching to make student learning dynamic and enlightening, thus highlighting the possible potential of using problematization in chemistry teaching. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC-José Pedro da Silva Neto..pdf | 1,01 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons