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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62851

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Título: Contribuições da participação em atividade de iniciação científica para a apropriação do letramento acadêmico de licenciandos em química da UFPE/Campus Agreste.
Autor(es): SILVA, Layza Fernanda Estevão da
Palavras-chave: Lletramento acadêmico; Iniciação científica; Licenciatura em química
Data do documento: 10-Abr-2025
Citação: SILVA, Layza Fernanda Estevão da. Contribuições da participação em atividade de Iniciação Científica para a apropriação do letramento acadêmico de licenciandos em química da UFPE/Campus Agreste. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025
Abstract: Esta pesquisa teve como objetivo identificar as contribuições da participação em atividades de Iniciação Científica para a apropriação do letramento acadêmico de alunos do curso de Química - Licenciatura da UFPE/Campus Agreste. A partir de uma abordagem qualitativa e de um estudo de caso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três licenciandos em Química do Campus Agreste da UFPE, buscando compreender como a Iniciação Científica (IC) influenciou o desenvolvimento de habilidades letradas necessárias para leitura, compreensão e produção de textos acadêmicos. Baseando-se principalmente nos Novos Estudos do Letramento (NLS), e na perspectiva de Lea e Street (1998), que compreendem o letramento como uma prática social influenciada por contextos culturais, discursivos e de poder. A pesquisa revelou que a participação na IC proporcionou aos estudantes oportunidades significativas para aprimorar suas habilidades letradas, especialmente por meio da orientação e feedbacks de professores e da prática constante de leitura e escrita de textos científicos. Os participantes relataram que a Iniciação os ajudou a superar diversos desafios, como a falta de familiaridade com gêneros acadêmicos e normas de formatação, e a desenvolver competências essenciais para a produção de trabalhos acadêmicos de qualidade. Além disso, a participação em eventos de letramento, como congressos e mostras científicas, foi apontada como crucial para a inserção dos estudantes como parte integrante da comunidade acadêmica e para o desenvolvimento da identidade científica de pesquisador. Neste sentido, o presente estudo também destaca a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) como um mecanismo de fomento à pesquisa e, consequentemente, ao letramento acadêmico, reforçando a necessidade de políticas institucionais que incentivem a participação dos estudantes em atividades de IC desde o início da graduação. Conclui-se, então, que a Iniciação Científica além de apresentar os estudantes ao método científico e os introduzir na pesquisa acadêmica, também contribui para a formação de professores-pesquisadores críticos e reflexivos, capazes de atuar tanto na academia quanto na educação básica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62851
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

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