Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62832

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBEZERRA, Marcela Fernanda de Carvalho Galvão Figueredo-
dc.contributor.authorFERREIRA, Mirelly Maria Lima-
dc.date.accessioned2025-05-07T17:05:04Z-
dc.date.available2025-05-07T17:05:04Z-
dc.date.issued2025-04-08-
dc.date.submitted2025-04-27-
dc.identifier.citationFERREIRA, Mirelly Maria Lima. Caminhos que contam histórias: a sinalização como ferramenta de comunicação e identidade no Monte Bom Jesus. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62832-
dc.description.abstractEste trabalho aborda a análise e proposição de melhorias para o sistema de sinalização do Monte Bom Jesus, localizado em Caruaru-PE, com o objetivo de torná-lo mais eficiente e acessível, promovendo uma experiência aprimorada para os visitantes. A pesquisa foi conduzida com base na metodologia de Silva (2010), que orientou o desenvolvimento das soluções, alinhando-as aos princípios de design, acessibilidade e comunicação visual. A análise identificou falhas na sinalização existente, como dificuldades de leitura e falta de visibilidade das informações, comprometendo a orientação dos usuários. A coleta de imagens no local foi realizada entre 2022 e 2023, observando variações na sinalização durante esse período e a possibilidade de alterações até a publicação do trabalho. As propostas apresentadas buscam resolver os problemas identificados, oferecendo soluções de sinalização mais claras, visíveis e inclusivas. O estudo também destaca a importância da sinalização como um instrumento essencial para a inclusão social e segurança dos visitantes, evidenciando o impacto positivo de um sistema de sinalização bem planejado na experiência do usuário.pt_BR
dc.format.extent87p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectSinalizaçãopt_BR
dc.subjectCaruarupt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.titleCaminhos que contam histórias: a sinalização como ferramenta de comunicação e identidade no Monte Bom Jesus.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3924362015415395pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5420793313434161pt_BR
dc.description.abstractxThis study analyzes and proposes improvements to the signage system of Monte Bom Jesus, located in Caruaru-PE, with the goal of making it more efficient and accessible, thereby enhancing the visitor experience. The research was conducted based on Silva’s methodology (2010), which guided the development of solutions, aligning them with the principles of design, accessibility, and visual communication. The analysis identified deficiencies in the existing signage, such as readability issues and lack of visibility, which hinder user orientation. Image collection at the study area was conducted between 2022 and 2023, revealing variations in the signage during this period and the possibility that the signage could have changed by the time of the study’s publication. The proposed solutions aim to address these issues by offering clearer, more visible, and inclusive signage. Furthermore, the study emphasizes the role of signage as an essential tool for social inclusion and visitor safety, highlighting the positive impact of a well-planned signage system on the overall user experience.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Outros::Desenho de Projetospt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Designpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: (CAA-ND): TCC - Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - Mirelly Maria Lima Ferreira.pdf41,51 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons