Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62784

Compartilhe esta página

Título: Avaliação do ciclo de vida na indústria do cimento: análise dos impactos ambientais do coprocessamento de madeira
Autor(es): SILVA, André Henrique Carvalho da
Palavras-chave: Avaliação do ciclo de vida; Coprocessamento; Impactos ambientais; Meio ambiente
Data do documento: 11-Abr-2025
Citação: SILVA, André Henrique Carvalho da. Avaliação do ciclo de vida na indústria do cimento: análise dos impactos ambientais do coprocessaento de madeira. 2025. 44 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: A indústria cimenteira, responsável por elevadas emissões de CO₂, demanda urgentemente soluções sustentáveis. Este estudo avalia a substituição de combustíveis fósseis por biomassa de madeira na produção de cimento mediante a análise da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) de cinco processos da base de dados da Ecoinvent: (1) "Portland cement, at plant, production mix" - contemplando toda a cadeia produtiva do cimento, incluindo geração de energia, matérias-primas e transportes; (2) "Wood chips, hardwood, at plant" - representando cavacos de madeira; (3) "Hard coal mining (mixed), at plant" – abrangendo a mineração de carvão (céu aberto e subterrânea); (4) "Eucalyptus forestry, sustainable managed" e (5) "Eucalyptus forestry, non-sustainable managed" - comparando diferentes sistemas de manejo florestal. Este trabalho investiga a viabilidade de substituir o carvão por cavacos de madeira na produção de cimento, a partir da análise comparativa dos poderes caloríficos e avaliação do ciclo de vida dos combustíveis. O estudo utiliza o software OpenLCA para quantificar e identificar os impactos ambientais associados, considerando as variáveis físico-químicas, logísticas e operacionais. A análise demonstrou que, para atingir a mesma demanda energética, é necessário utilizar aproximadamente 46,4% a mais de cavacos de madeira do que de carvão, evidenciando a sensibilidade dos biocombustíveis à umidade e à estocagem, mas que por outro lado oferecem níveis de emissão de poluentes ao meio ambiente muito inferiores do que o carvão. Conclui-se que a escolha do combustível deve contemplar não apenas os parâmetros termodinâmicos e econômicos, mas também os aspectos ambientais, de forma a promover uma solução mais sustentável para o setor cimenteiro.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62784
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de Conclusão de Curso - André Henrique Carvalho da Silva.pdf2,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons