Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62770

Compartilhe esta página

Título: Ensino musical para surdos: cartilha para professores
Autor(es): Araújo, Beatrice Menezes de
Palavras-chave: educação musical inclusiva; ensino musical para surdos; deficiência auditiva; surdez; inclusão
Data do documento: 4-Abr-2025
Citação: Araújo, Beatrice Menezes de. Ensino musical para surdos: cartilha para professores. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Esse trabalho tem como objetivo a elaboração de uma cartilha informativa direcionada aos professores de música, com orientações sobre o ensino musical para surdos. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, baseada em uma revisão bibliográfica sobre a educação musical inclusiva e metodologias acessíveis para pessoas com deficiência auditiva. A cartilha traz conteúdos teóricos, bem como sugestões de práticas pedagógicas para auxiliar os docentes a adaptarem as aulas de música - considerando as especificidades do aluno surdo -, a fim de torná-las mais acessíveis e inclusivas. Os resultados apontam a importância do uso de recursos visuais, vibráteis e táteis no processo de ensino/aprendizagem musical inclusivo. Esse material pode ser utilizado em diversos contextos na formação docente e por profissionais que já atuam no mercado. Por fim, conclui-se que a cartilha pode contribuir para a docência musical, diminuição do capacitismo e democratização da prática musical.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62770
Aparece nas coleções:(TCC) - Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Beatrice Menezes de Araújo.pdf56,89 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons