Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62770
Compartilhe esta página
Título: | Ensino musical para surdos: cartilha para professores |
Autor(es): | Araújo, Beatrice Menezes de |
Palavras-chave: | educação musical inclusiva; ensino musical para surdos; deficiência auditiva; surdez; inclusão |
Data do documento: | 4-Abr-2025 |
Citação: | Araújo, Beatrice Menezes de. Ensino musical para surdos: cartilha para professores. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | Esse trabalho tem como objetivo a elaboração de uma cartilha informativa direcionada aos professores de música, com orientações sobre o ensino musical para surdos. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, baseada em uma revisão bibliográfica sobre a educação musical inclusiva e metodologias acessíveis para pessoas com deficiência auditiva. A cartilha traz conteúdos teóricos, bem como sugestões de práticas pedagógicas para auxiliar os docentes a adaptarem as aulas de música - considerando as especificidades do aluno surdo -, a fim de torná-las mais acessíveis e inclusivas. Os resultados apontam a importância do uso de recursos visuais, vibráteis e táteis no processo de ensino/aprendizagem musical inclusivo. Esse material pode ser utilizado em diversos contextos na formação docente e por profissionais que já atuam no mercado. Por fim, conclui-se que a cartilha pode contribuir para a docência musical, diminuição do capacitismo e democratização da prática musical. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62770 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Música |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Beatrice Menezes de Araújo.pdf | 56,89 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons