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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62751

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Título: Letramento em saúde e práticas parentais positivas para o desenvolvimento na primeira infância: revisão integrativa
Autor(es): Melo, Marcos Vinícius José Cardoso de
Palavras-chave: Letramento em Saúde;; Práticas Parentais;; Relações Pais-filhos;; Educação em Saúde;; Desenvolvimento infantil.
Data do documento: 7-Abr-2025
Citação: MELO, Marcos Vinícius José Cardoso de. Letramento em saúde e práticas parentais positivas para o desenvolvimento na primeira infância: revisão integrativa.2025.Trabalho de Conclusão de Curso (Enfermagem) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025 .
Abstract: Objetivo: Identificar os benefícios da relação entre o letramento em saúde e as práticas parentais positivas de pais e cuidadores para o desenvolvimento na primeira infância. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura de caráter qualitativo e descritivo, realizada em cinco bases de dados da literatura e composta por seis etapas: formulação do objetivo e questão norteadora ; busca sistemática e seleção da literatura; avaliação da qualidade dos estudos; análise e síntese dos resultados; discussão e conclusão; divulgação dos resultados. Resultados: Foram analisados 2.325 estudos inicialmente e destes apenas 13 estudos foram selecionados para compor a revisão. Os principais resultados dos benefícios da relação do letramento em saúde e as práticas parentais positivas para o desenvolvimento infantil foram: parentalidade positiva, conhecimentos mais seguro, autoeficácia parental, autonomia da criança, estilo de vida saudável, ambiente familiar seguro e redução das vulnerabilidades. Conclusão e Implicações para a prática: O maior letramento em saúde de pais e cuidadores repercutem em melhores estratégias e resultados voltados à promoção da saúde infantil, capazes de mudar indicadores em saúde em diversos contextos familiares e infantis. Além de incentivar e auxiliar a capacitação parental em saúde para a promoção do desenvolvimento na primeira infância.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62751
Aparece nas coleções:(TCC) - Enfermagem

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