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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTORRES, Analucia de Lucena-
dc.contributor.authorMENDES, Nathalia Mayara-
dc.contributor.authorPONTES, Thaisline Gonçalves-
dc.date.accessioned2025-04-29T11:57:44Z-
dc.date.available2025-04-29T11:57:44Z-
dc.date.issued2025-04-15-
dc.date.submitted2025-04-16-
dc.identifier.citationMENDES, Nathalia Mayara; PONTES, Thaisline Gonçalves. Desafios e estratégia para o letramento em saúde na comunidade surda: Revisão de literatura. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62711-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como tema os desafios e estratégias para o letramento em saúde na comunidade surda. O objetivo é analisar as barreiras enfrentadas por pessoas surdas no acesso à informação sobre saúde e identificar estratégias eficazes para promover a inclusão e o entendimento adequado dessas informações. A metodologia adotada consiste em uma revisão literatura narrativa baseada em artigos científicos, livros e documentos oficiais que tratam do tema respondendo a pergunta de pesquisa: “ Como o letramento em saúde pode ser promovido na comunidade surda, considerando seus desafios e estratégias? ”, utilizando os descritores letramento em saúde OR comunidade surda, letramento em saúde AND comunidade surda AND OR acessibilidade à saúde, letramento em saúde OR educação em saúde para surdos. Os resultados demonstraram que a falta de acessibilidade, como a ausência de intérpretes de Libras e materiais adaptados, dificulta o letramento em saúde da comunidade surda, impactando negativamente sua qualidade de vida. Dessa forma, conclui-se que a implementação de estratégias como o uso de tecnologias assistivas, capacitação de profissionais de saúde e produção de materiais acessíveis pode contribuir significativamente para a inclusão e o empoderamento dessa população.pt_BR
dc.format.extent31p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLetramento em saúdept_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectComunidade surdapt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.titleDesafios e estratégias para o letramento em saúde na comunidade surda : revisão de literatura.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1904877704304253pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9403744522512547pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4887461012049378pt_BR
dc.description.abstractxThis study addresses the challenges and strategies for health literacy in the deaf community. The objective is to analyze the barriers faced by deaf individuals in accessing health information and to identify effective strategies to promote inclusion and proper understanding of such information. The methodology adopted consists of a narrative literature review based on scientific articles, books, and official documents that address the topic, responding to the research question: “How can health literacy be promoted in the deaf community, considering its challenges and strategies?” The descriptors used were: health literacy OR deaf community, health literacy AND deaf community AND/OR health accessibility, health literacy OR health education for the deaf. The results showed that the lack of accessibility—such as the absence of sign language interpreters and adapted materials—hinders health literacy within the deaf community, negatively affecting their quality of life. Thus, it is concluded that implementing strategies such as the use of assistive technologies, training of health professionals, and the production of accessible materials can significantly contribute to the inclusion and empowerment of this population. Keywords: Health literacy, Health education, Deaf community, Accessibility, Inclusion, Sign language.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Enfermagempt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DENF) - Departamento de Enfermagem pt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Enfermagempt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Enfermagem

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