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Título: A cis-heteronormatividade e a marginalização da comunidade LGBTQIA+ : território e sentidos em disputas (re)produzidos por docentes de EREM´s em Caruaru/PE
Autor(es): OLIVEIRA, Victor Hugo Barbosa da Silva
Palavras-chave: Território; Sexualidades; Gênero; EREM's; Cis-heteronormatividade
Data do documento: 24-Fev-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: OLIVEIRA, Victor Hugo Barbosa da Silva. A cis-heteronormatividade e a marginalização da comunidade LGBTQIA+: território e sentidos em disputas (re)produzidos por docentes de EREM´s em Caruaru/PE. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: A pesquisa em tela tem por objetivo compreender os sentidos em disputas (re)produzidos, via enunciados, nos discursos sobre territórios cis-heteronormativos por docentes de EREMs em Caruaru/PE. De forma mais específica: a) Identificar os sentidos (re)produzidos nos discursos de docentes sobre territórios cis-heteronormativos nas referidas EREMs; b) Elencar os sentidos nos discursos de docentes sobre territórios que promovam a diversidade sexual nas EREMs. Para dar sustentação ao nosso objeto de estudo, temos como aporte teórico a Teoria da Performatividade, utilizada para tensionar, problematizar, desestabilizar e desconstruir as concepções universalistas e ontológicas como um atributo do ser e seus sentidos engendrados pela heterossexualidade compulsória e ou normativa. A Teoria da Performatividade em interseção com a dimensão territorial e seus aspectos simbólicos e suas relações de poder, revelou como uma gramática de gênero influencia para a construção dos territórios cis-heteronormativos e das territorialidades LGBTQIA+ e como esses, podem, ambivalentemente, reforçarem ou subverterem essa normatividade que materializam a racionalidade neoliberal e neoconservadora. Metodologicamente, este estudo se ampara numa abordagem qualitativa na busca para apreender das relações de poder vivenciadas no território escolar com uma incursão no campo, utilizando-se de técnicas para coletas de dados a entrevista semiestruturada. Para realizar as análises e as sistematizações dos dados da pesquisa, apoiamo-nos na metodologia de análise do discurso de inspiração foucaultiana para perceber os mútuos condicionamentos das práticas discursivas, não-discursivas, formações discursivas e enunciados que foram materializados no território escolar. Tivemos como público-alvo professores e professoras da educação básica no território escolar em duas Escolas de Referências em Ensino Médio (EREM’s) no município de Caruaru-PE. Sob esse viés analítico, os resultados apontaram que houve disputas de sentidos nos discursos (re)produzidos pelos/as docentes, que materializavam a matriz cis-heterossexista por meio de formações discursivas religiosas fundamentalistas, morais e neoconservadoras. Esses discursos negavam identidades plurais e heterodissidentes, impulsionados por grupos que se opõem às políticas de reconhecimento, deixando evidente a ausência das temáticas de gênero e sexualidades no Currículo de Pernambuco, como também na formação inicial e continuada de professores/as. Ao mesmo tempo, essas disputas se tornaram ainda mais evidentes ao refletirmos sobre como uma educação inclusiva, plural e democrática poderia ser construída a partir da diversidade sexual, da equidade de gênero e do respeito e aprendizado com travestis e pessoas transgênero, configurando territórios de resistência.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62674
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

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