Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62641
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | HELEGDA, Lara Colognese | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Maria Eduarda da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-28T11:33:37Z | - |
dc.date.available | 2025-04-28T11:33:37Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-24 | - |
dc.date.submitted | 2025-04-25 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Maria Eduarda da Silva. A atuação do professor de Educação Física com alunos asmáticos. 2025. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025. Apresentado em: 24 mar. 2025. Orientadora: Lara Colognese Helegda. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62641 | - |
dc.description.abstract | Este estudo aborda a atuação do professor de Educação Física no contexto escolar com alunos asmáticos, destacando a importância de práticas pedagógicas adaptadas para garantir inclusão, segurança e benefícios à saúde desses estudantes. A pesquisa, caracterizada como uma revisão de literatura integrativa com abordagem quali-quantitativa, analisou 8 artigos selecionados a partir de critérios como ano de publicação (2014-2024), idiomas (português, inglês e espanhol) e relevância temática. Os resultados evidenciaram que a asma, prevalente em 10,9% dos adolescentes, exige conhecimento específico dos professores para identificar crises, adaptar atividades e evitar desencadeadores como exercícios intensos ou alérgenos. Apesar dos benefícios comprovados da atividade física moderada para a função pulmonar e qualidade de vida, 66,7% dos professores relataram não ter alunos asmáticos em suas turmas, indicando lacunas na comunicação entre escola, família e saúde. Conclui-se que a capacitação docente e a integração entre setores são essenciais para promover práticas inclusivas, com ênfase em exercícios de baixo impacto, técnicas respiratórias e ambientes controlados. | pt_BR |
dc.format.extent | 21 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Asma | pt_BR |
dc.subject | professor | pt_BR |
dc.subject | educação física | pt_BR |
dc.subject | educação | pt_BR |
dc.title | A atuação do professor de educação física com alunos asmáticos | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3249757137030995 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study examines the role of Physical Education teachers in the school context with asthmatic students, emphasizing the importance of adapted pedagogical practices to ensure inclusion, safety, and health benefits for these students. The research, characterized as an integrative literature review with a qualitative-quantitative approach, analyzed eight articles selected based on criteria such as year of publication (2014–2024), languages (Portuguese, English, and Spanish), and thematic relevance. The results revealed that asthma, prevalent in 10.9% of adolescents, requires specific knowledge from teachers to identify crises, adapt activities, and avoid triggers such as intense exercise or allergens. Despite the proven benefits of moderate physical activity for lung function and quality of life, 66.7% of teachers reported not having asthmatic students in their classes, indicating gaps in communication among schools, families, and healthcare providers. The study concludes that teacher training and intersectoral collaboration are essential to promote inclusive practices, with an emphasis on low-impact exercises, breathing techniques, and controlled environments. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0005-1834-2652 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - MARIA EDUARDA DA SILVA SANTOS.pdf | 429,7 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons