Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62641

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHELEGDA, Lara Colognese-
dc.contributor.authorSANTOS, Maria Eduarda da Silva-
dc.date.accessioned2025-04-28T11:33:37Z-
dc.date.available2025-04-28T11:33:37Z-
dc.date.issued2025-03-24-
dc.date.submitted2025-04-25-
dc.identifier.citationSANTOS, Maria Eduarda da Silva. A atuação do professor de Educação Física com alunos asmáticos. 2025. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025. Apresentado em: 24 mar. 2025. Orientadora: Lara Colognese Helegda.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62641-
dc.description.abstractEste estudo aborda a atuação do professor de Educação Física no contexto escolar com alunos asmáticos, destacando a importância de práticas pedagógicas adaptadas para garantir inclusão, segurança e benefícios à saúde desses estudantes. A pesquisa, caracterizada como uma revisão de literatura integrativa com abordagem quali-quantitativa, analisou 8 artigos selecionados a partir de critérios como ano de publicação (2014-2024), idiomas (português, inglês e espanhol) e relevância temática. Os resultados evidenciaram que a asma, prevalente em 10,9% dos adolescentes, exige conhecimento específico dos professores para identificar crises, adaptar atividades e evitar desencadeadores como exercícios intensos ou alérgenos. Apesar dos benefícios comprovados da atividade física moderada para a função pulmonar e qualidade de vida, 66,7% dos professores relataram não ter alunos asmáticos em suas turmas, indicando lacunas na comunicação entre escola, família e saúde. Conclui-se que a capacitação docente e a integração entre setores são essenciais para promover práticas inclusivas, com ênfase em exercícios de baixo impacto, técnicas respiratórias e ambientes controlados.pt_BR
dc.format.extent21 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAsmapt_BR
dc.subjectprofessorpt_BR
dc.subjecteducação físicapt_BR
dc.subjecteducaçãopt_BR
dc.titleA atuação do professor de educação física com alunos asmáticospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3249757137030995pt_BR
dc.description.abstractxThis study examines the role of Physical Education teachers in the school context with asthmatic students, emphasizing the importance of adapted pedagogical practices to ensure inclusion, safety, and health benefits for these students. The research, characterized as an integrative literature review with a qualitative-quantitative approach, analyzed eight articles selected based on criteria such as year of publication (2014–2024), languages (Portuguese, English, and Spanish), and thematic relevance. The results revealed that asthma, prevalent in 10.9% of adolescents, requires specific knowledge from teachers to identify crises, adapt activities, and avoid triggers such as intense exercise or allergens. Despite the proven benefits of moderate physical activity for lung function and quality of life, 66.7% of teachers reported not having asthmatic students in their classes, indicating gaps in communication among schools, families, and healthcare providers. The study concludes that teacher training and intersectoral collaboration are essential to promote inclusive practices, with an emphasis on low-impact exercises, breathing techniques, and controlled environments.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0005-1834-2652pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - MARIA EDUARDA DA SILVA SANTOS.pdf429,7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons