Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62534

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSOUZA, Maria Medianeira de-
dc.contributor.authorSILVA, Aldeir Gomes da-
dc.date.accessioned2025-04-23T22:14:13Z-
dc.date.available2025-04-23T22:14:13Z-
dc.date.issued2025-02-19-
dc.identifier.citationSILVA, Aldeir Gomes da. "Me desculpem, mas não deu mais": a avaliatividade em mensagens de adeus. 2025. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62534-
dc.description.abstractNeste trabalho, analisamos 23 textos à luz do Sistema de AVALIATIVIDADE. Os textos escolhidos contêm mensagens de adeus, a saber, textos escritos por pessoas que cometeram suicídio. A partir das escolhas linguísticas dos autores, buscamos identificar elementos avaliativos que revelam o posicionamento dos autores a respeito de coisas, de pessoas e de seus últimos momentos de vida. Para essa investigação, baseamo-nos na Linguística Sistêmico- Funcional (HALLIDAY, 1985, 2002), que estabelece três Metafunções da linguagem, que são parte essencial para a instanciação e produção de significados num texto. Oriunda de uma dessas Metafunções, destacamos a AVALIATIVIDADE, sistema discursivo que analisa os tipos de atitudes que são negociados em um texto, a força dos sentimentos envolvidos e as maneiras pelas quais os valores são obtidos (MARTIN; ROSE, 2003). Compreendendo que as realizações da Avaliação demonstram os valores discutidos e aceitos no discurso, destacando as dinâmicas de poder e solidariedade presentes no contexto (MARTIN; WHITE, 2005), e que essas manifestações se refletem nas estruturas linguísticas, como qualidades, processos ou observações (VIAN, JR. 2023), nosso objetivo fundamental é investigar os principais fatores léxico-gramaticais encontrados no material selecionado, identificando as principais atitudes negociadas nos textos, o posicionamento da voz autoral em relação a outras vozes que podem surgir e a gradação das avaliações realizadas. A análise é feita, portanto, a partir da identificação e categorização de elementos avaliativos nos textos, sem deixar de considerar o meio de divulgação, o período temporal, as informações contidas nas mensagens, bem como as informações extratextuais. Os resultados desta pesquisa indicam que as manifestações avaliativas presentes nas mensagens refletem valores inerentes ao contexto em que foram produzidas. As atitudes negociadas, então, variam de acordo com os grupos temáticos (causas sentimentais, sociais e patológicas) elaborados, evidenciando fatores que demonstram que as escolhas léxico-gramaticais são influenciadas por aspectos contextuais que revelam diferentes nuances na forma de avaliar.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAvaliatividadept_BR
dc.subjectMensagens de adeuspt_BR
dc.subjectLinguística Sistêmico-Funcionalpt_BR
dc.title"Me desculpem, mas não deu mais" : a avaliatividade em mensagens de adeuspt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Emanuel Cordeiro da-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5412718299910400pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5875520624340562pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxIn this study, we analyze 23 texts through the lens of the Appraisal System. The selected texts contain farewell messages, specifically texts written by people who committed suicide. Based on the linguistic choices of the authors, we aim to identify evaluative elements that reveal the authors' positioning regarding things, people, and their final moments in life. For this investigation, we rely on Systemic-Functional Linguistics (HALLIDAY, 1985, 2002), which establishes three Metafunctions of language, essential for the instantiation and production of meaning in a text. Originating from one of these Metafunctions, we highlight Appraisal, a discursive system that analyzes the types of attitudes negotiated in a text, the intensity of the feelings involved, and the ways in which values are conveyed (MARTIN; ROSE, 2003). Understanding that Appraisal realizations demonstrate the values discussed and accepted in discourse, highlighting the dynamics of power and solidarity present in the context (MARTIN; WHITE, 2005), and that these manifestations are reflected in linguistic structures such as qualities, processes, or observations (VIAN, JR. 2023), our primary objective is to investigate the main lexico-grammatical factors found in the selected material, identifying the primary attitudes negotiated in the texts, the positioning of the authorial voice in relation to other voices that may arise, and the gradation of the evaluations made. The analysis is conducted, therefore, by identifying and categorizing evaluative elements in the texts, while considering the medium of dissemination, the temporal period, the information contained in the messages, as well as extratextual information. The results of this research indicate that the evaluative manifestations present in the messages reflect values inherent to the context in which they were produced. The negotiated attitudes, then, vary according to the thematic groups (sentimental, social, and pathological causes) developed, evidencing factors that demonstrate that lexico-grammatical choices are influenced by contextual aspects, revealing different nuances in the way evaluations are expressed.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/5210472103323155pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Aldeir Gomes da Silva.pdf4,81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons