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Título: CRITÉRIOS DE QUALIDADE DA INFORMAÇÃO NOS JORNAIS PERNAMBUCANOS: uma análise de notícias publicadas no Instagram
Autor(es): CUNHA, Gabriella Stheffany Pontes da
Palavras-chave: critérios de qualidade da informação; redes sociais; jornalismo digital; Instagram
Data do documento: 3-Abr-2025
Citação: CUNHA, Gabriella Stheffany Pontes da. CRITÉRIOS DE QUALIDADE DA INFORMAÇÃO NOS JORNAIS PERNAMBUCANOS: uma análise de notícias publicadas no Instagram. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Gestão da Informação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Nos dias atuais, marcado pela transformação digital e pela ascensão das redes sociais como fontes de informação, a qualidade da informação tornou-se um tema central tanto para a Gestão da Informação, quanto para a Comunicação. Neste contexto, o estudo tem como objetivo geral analisar se os critérios de qualidade da informação estão presentes nas notícias publicadas pelos jornais pernambucanos no Instagram. Possui natureza descritiva, com abordagem quali-quantitativa. Fez uso da pesquisa bibliográfica e, também, da coleta de dados das notícias publicadas no Instagram pelos três principais jornais pernambucanos: o Diario de Pernambuco, o Jornal do Comércio e a Folha de Pernambuco. Durante quatro semanas foram selecionadas as cinco publicações com maior engajamento total (soma da quantidade de comentários, de curtidas e de compartilhamentos), de cada um dos jornais em que o contexto da notícia tivesse abrangência nacional ou local (notícias que abrangiam o estado de Pernambuco). Dessa forma, foram selecionadas 110 publicações por jornal, totalizando 330 notícias coletadas. Dentre elas, as 10 notícias com maior engajamento total de cada um dos jornais foram posteriormente analisadas considerando os critérios de qualidade da informação aplicáveis ao contexto da Web: Atualidade, Precisão, Concisão, Acesso, Clareza e Apresentação. Adicionalmente, uma notícia entre as coletadas, dentro de um eixo temático específico, publicada em ambos os jornais, teve o critério Apresentação observado detalhadamente, com base na qualidade visual e estética das publicações. Como resultados, foi possível observar que os critérios em sua grande maioria foram atendidos, porém os critérios Concisão, Acesso e Apresentação trouxeram desafios e devem ser melhor trabalhados pelos jornais, a fim de contemplar o ambiente dinâmico e visual de uma rede social como o Instagram. Conclui-se que a conscientização sobre o cumprimento dos critérios de qualidade da informação por parte dos jornais tradicionais pernambucanos, é essencial para promover uma postura crítica dos usuários, quanto ao consumo das informações em redes sociais, contribuindo para a formação de uma sociedade menos vulnerável à desinformação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62519
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