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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62506
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Ferreira, Elanna Beatriz Americo | - |
dc.contributor.author | Alves, Evandson da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-23T17:17:36Z | - |
dc.date.available | 2025-04-23T17:17:36Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-03 | - |
dc.date.submitted | 2025-04-19 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Evandson da Siva. Acessibilidade em aplicativos culturais de Pernambuco. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Informação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62506 | - |
dc.description.abstract | No Brasil, existem legislações e diretrizes internacionais que sugerem formas de construção de ambientes digitais mais acessíveis. Paralelamente a isso, aplicativos que promovem eventos culturais desempenham um papel importante na democratização do acesso à informação, mas pouco se sabe sobre a adequação dessas plataformas às necessidades das pessoas com deficiência. Nesse sentido, o objetivo geral desta pesquisa é analisar como os aplicativos voltados para promoção de eventos culturais em Pernambuco estão contemplando as diretrizes acessibilidade. De caráter quali-quantitativa e de fins descritivos, para essa pesquisa foi realizado um levantamento de dados no site Cultura PE para localizar os principais festivais de música do estado de Pernambuco e identificar seus respectivos aplicativos nas lojas Apple Store e Play Store. A partir dessa identificação, foi realizado a avaliação dos requisitos de acessibilidade presentes nos aplicativos encontrados. A partir do levantamento realizado, foram identificados 16 eventos culturais, dos quais três possuíam aplicativos disponíveis nas lojas Apple Store e Play Store. Esses três aplicativos de agenda cultural, App Guia do FIG, PE no Carnaval e São João 2024, foram analisados com base em elementos e recursos de acessibilidade, nos princípios e diretrizes da WCAG (Web Content Accessibility Guidelines), além de passarem por uma validação automatizada por meio do aplicativo Scanner de Acessibilidade. Os resultados revelaram que, embora apresentem alguns recursos básicos de acessibilidade, os aplicativos não estão em conformidade com os princípios e diretrizes estabelecidos pelo WCAG. Dessa forma, evidencia-se que os aplicativos de agenda cultural analisados não são plenamente acessíveis, especialmente para pessoas com deficiência, o que representa uma barreira significativa ao acesso à informação e à participação cultural de forma ampla. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | inclusão digital | pt_BR |
dc.subject | diretrizes de acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | aplicativos de agenda cultural | pt_BR |
dc.title | ACESSIBILIDADE EM APLICATIVOS CULTURAIS DE PERNAMBUCO | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6041711892913871 | pt_BR |
dc.description.abstractx | In Brazil, there are national laws and international guidelines that suggest ways to create more accessible digital environments. Alongside this, apps that promote cultural events play an important role in democratizing access to information. However, little is known about how well these platforms meet the needs of people with disabilities. In this context, the main objective of this research is to analyze how apps aimed at promoting cultural events in Pernambuco are addressing accessibility guidelines. This study is qualitative and quantitative in nature and has a descriptive purpose. A data survey was conducted on the Cultura PE website to identify the main music festivals in the state of Pernambuco and to locate their respective apps in the Apple Store and Play Store. Based on this identification, the accessibility features of the apps found were evaluated. From the survey, 16 cultural events were identified, of which three had apps available in the Apple Store and Play Store. These three cultural agenda apps—Guia do FIG, PE no Carnaval, and São João 2024—were analyzed based on accessibility elements and features, using the principles and guidelines of the WCAG (Web Content Accessibility Guidelines). They were also submitted to automated validation through the Accessibility Scanner app. The results revealed that, although some basic accessibility features are present, the apps are not in compliance with the principles and guidelines established by the WCAG. Thus, it is evident that the cultural agenda apps analyzed are not fully accessible, especially for people with disabilities, which represents a significant barrier to access to information and broader cultural participation. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas::Ciência da Informação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DA) - Departamento de Artes | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Gestão da Informação – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Gestão da Informação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC_EvandsonDaSilvaAlves.pdf | 6,18 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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