Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62420

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSOUZA, Thais Emanuelle Monteiro dos Santos-
dc.contributor.authorMELO, Thereza Beariz Lira-
dc.date.accessioned2025-04-22T12:14:55Z-
dc.date.available2025-04-22T12:14:55Z-
dc.date.issued2025-03-17-
dc.date.submitted2025-04-15-
dc.identifier.citationMELO. Thereza Beatriz Lira. Conhecimento da herpetofauna pelos estudantes do ensino médio da rede estadual e particular da região metropolitana de Recife. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Cências biológicas ambientais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62420-
dc.description.abstractO primeiro contato com a herpetologia diversas vezes acontece na escola, ainda enquanto crianças, em que se aprende o nome de animais, objetos e cores. Contudo, o ambiente escolar deveria expor os assuntos tratados em aula contextualizando e exemplificando o conteúdo, segundo a Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Entretanto, não acontece assim em todas as instituições de ensino, o que ocasiona déficit em certos assuntos e conceitos. Quando se trata de herpetologia, a herpetofauna ainda é pouco retratada em sala de aula, de modo que os alunos levam em consideração mais o que escutam popularmente sobre esses animais. Tal fato leva à ocorrência de mitos sobre os répteis e anfíbios, sendo cada vez mais repassados. Este trabalho focou em pesquisar o quanto os alunos do ensino médio da instituição privada e pública da cidade do Recife, sabem sobre a herpetofauna, os mitos e como influenciam na sua educação, além de desmitificar e disseminar o estudo sobre a ecologia dos répteis e anfíbios de forma geral e específica. Foi comparado se a educação estadual e privada teriam diferenças significativas e quanto ao conhecimento de cada ano do ensino médio. Através de formulários avaliativos, pode-se obter dados do conhecimento dos alunos prévios a uma palestra interventista e após, para observar se houve mudanças em suas respostas, de cunho quantitativo e qualitativo, avaliados e analisados pelo Excel. Dessa forma, os dados obtidos foram concisos quanto à diferença educacional entre a escola estadual e particular, em fator de experiências de vida, em conjunto, com metodologias de ensino diferentes. Diferenças mais destacadas foram em questões relacionadas à vivência pessoal dos estudantes, onde os alunos da escola estadual demonstraram mais proximidade com o assunto, enquanto que os alunos da particular têm mais conhecimento teórico. Comprovado em gráfico que mais 60% dos alunos da escola estadual afirmou não saber a diferença entre répteis e anfíbios, diferentemente da instituição particular, em que esse número foi o total de alunos que afirmou conhecer tais características diferenciais. No entanto, em determinada questão sobre conhecimento popular, 100% dos alunos do estadual demonstraram conhecer sobre a “cobra-de-duas-cabeças” , enquanto que dentre os estudantes da particular, certo número de alunos nunca ouviu sequer falar sobre esses animais.pt_BR
dc.format.extent64p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectHerpetologiapt_BR
dc.subjectAnfíbiospt_BR
dc.subjectRépteispt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectMitospt_BR
dc.titleConhecimento da Herpetofauna pelos estudantes do Ensino Médio da Rede Estadual e Particular da Região Metropolitana de Recifept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5187405168779141pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3439916789810831pt_BR
dc.description.abstractxThe first contact with herpetology often occurs in school, during childhood, when students learn the names of animals, objects, and colors. However, according to the Common National Curriculum Base (BNCC), the school environment should present subjects in a contextualized manner, providing examples to reinforce the content taught in class. Nevertheless, this is not the reality in all educational institutions, leading to gaps in certain topics and concepts. When it comes to herpetology, herpetofauna is still rarely addressed in the classroom, which results in students relying more on popular beliefs about these animals. This contributes to the spread of myths about reptiles and amphibians, which are continuously passed on. This study aimed to assess the knowledge of high school students from both public and private institutions in the city of Recife regarding herpetofauna, existing myths, and their impact on education. Additionally, it sought to demystify and promote the study of reptile and amphibian ecology, both in a general and specific context. The research compared whether there were significant differences between public and private education in terms of knowledge levels across different high school grades. Through evaluative questionnaires, data was collected to measure students' prior knowledge before an intervention lecture and after, allowing for an assessment of potential changes in their responses. The data, both quantitative and qualitative, were analyzed using Excel. The results clearly demonstrated differences in educational experiences between public and private school students, influenced by both life experiences and distinct teaching methodologies. The most notable differences were related to students' personal experiences: public school students exhibited greater familiarity with the subject, whereas private school students displayed more theoretical knowledge. Graphical analysis confirmed that over 60% of public school students reported not knowing the difference between reptiles and amphibians, whereas in private schools, all students claimed to recognize these distinguishing characteristics. However, when asked about common folk knowledge, 100% of public school students were familiar with the so-called "two-headed snake," whereas some private school students had never even heard of these animals.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CB-DBR) - Departamento de Biofísica e Radiologiapt_BR
dc.degree.graduation::CB-Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas com ênfase em Ciências Ambientaispt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (CB) - TCC - Ciências Biológicas (Ciências Ambientais)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Versão Final TCC - Thereza Beatriz Lira Melo..pdf4,64 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons