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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62408
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | BARBOSA, Douglas Contente Pimentel | - |
dc.contributor.author | LIMA, Igor Veloso de | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-17T15:49:41Z | - |
dc.date.available | 2025-04-17T15:49:41Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-10 | - |
dc.date.submitted | 2025-04-16 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Igor Veloso de. Aplicação de algoritmo de otimização para controle da operação de célula a combustível em microrrede. 2025. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Engenharia de Controle e Automação, Departamento de Engenharia Elétrica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62408 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta um estudo sobre o gerenciamento de microrredes utilizando lógica fuzzy e Particle Swarm Optimization (PSO) para otimizar o funcionamento de uma célula a combustível integrada a um sistema de geração distribuída. O crescimento das cidades e a crescente demanda por energia exigem soluções eficientes para gerenciamento de microrredes, garantindo estabilidade e confiabilidade no fornecimento de energia. A pesquisa explora os principais componentes da microrrede, incluindo células a combustível, geradores a diesel, sistemas fotovoltaicos e baterias (BESS), além das estratégias de controle utilizadas. O estudo implementa um modelo de microrrede no MATLAB/Simulink, onde abordagens de controle são analisadas para minimizar o consumo de hidrogênio e oxigênio, garantindo a eficiência energética e a estabilidade do sistema. Para isso, um controlador fuzzy foi projetado para gerenciar a célula a combustível, ajustando dinamicamente sua operação de acordo com a demanda da microrrede. O algoritmo PSO foi utilizado para otimizar os parâmetros das funções de pertinência da lógica fuzzy, referente a variável de saída do controle, melhorando a resposta do sistema às variações de carga e geração. A abordagem permitiu reduzir cerca de 4% do consumo de combustível da célula, em comparação com trabalhos anteriores. | pt_BR |
dc.format.extent | 53p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Microrrede | pt_BR |
dc.subject | Célula a combustível | pt_BR |
dc.subject | Lógica fuzzy | pt_BR |
dc.subject | Otimização | pt_BR |
dc.title | Aplicação de algoritmo de otimização para controle da operação de célula a combustível em microrrede | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SANTOS, Antônio Gustavo Evangelista Muniz | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0104071238273011 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7589154788697615 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work presents a study on the management of microgrids using fuzzy logic and Particle Swarm Optimization (PSO) to optimize the operation of a fuel cell integrated into a distributed generation system. The growth of cities and the increasing demand for energy require efficient solutions for microgrid management, ensuring stability and reliability in energy supply. The research explores the main components of the microgrid, including fuel cells, diesel generators, photovoltaic systems, and battery energy storage systems (BESS), as well as the control strategies used. The study implements a microgrid model in MATLAB/Simulink, where different control approaches are analyzed to minimize hydrogen and oxygen consumption, ensuring energy efficiency and system stability. For this purpose, a fuzzy logic controller was designed to manage the fuel cell, dynamically adjusting its operation according to the microgrid’s demand. The PSO algorithm was employed to optimize the parameters of the fuzzy logic membership functions, specifically the output variable of the control system, improving the system’s response to variations in load and generation. The approach enabled a reduction of approximately 4% in the fuel consumption of the cell, compared to previous studies. | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CTG-DEE) - Departamento de Engenharia Elétrica | pt_BR |
dc.degree.graduation | Engenharia de Controle e Automação | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/7930600080299731 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Engenharia de Controle e Automação |
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