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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62388

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVASCONCELOS, Cinthia Rodrigues de-
dc.contributor.authorBARBOSA, Taiwan Roberto-
dc.date.accessioned2025-04-17T13:54:35Z-
dc.date.available2025-04-17T13:54:35Z-
dc.date.issued2025-04-04-
dc.date.submitted2025-04-14-
dc.identifier.citationBARBOSA, Taiwan Roberto. Desenvolvimento motor de crianças com Perda Auditiva Neurossensorial na primeira infância: uma revisão integrativa. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fisioterapia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62388-
dc.description.abstractObjetivo: Investigar o que a literatura apresenta sobre o desenvolvimento motor de crianças com Perda Auditiva Neurossensorial (PANS) durante a primeira infância. Fontes de Dados: A busca foi realizada nas seguintes bases de dados: LILACS, Medline, Scopus, Embase, Web of Science e PEDro, utilizando os seguintes descritores e operadores booleanos: "Children" OR "Infant" AND "Hearing Loss" OR "Hearing Loss, Sensorineural" AND "Motor Development". Síntese de Dados: Um total de 471 artigos foram identificados. Após leitura, aplicação de critérios de elegibilidade e remoção de duplicatas, cinco artigos foram incluídos nesta revisão. Quatro dos estudos incluídos relataram atrasos no desenvolvimento motor em crianças com PANS em comparação com seus pares ouvintes. Dentre esses, três observaram a presença de disfunções vestibulares associadas aos atrasos observados, com destaque para prejuízos nos marcos motores relacionados ao controle cervical, à sedestação e à marcha. Conclusões: Crianças com PANS associada à disfunção vestibular unilateral ou bilateral apresentam atrasos no alcance de marcos do desenvolvimento, mais especificamente na aquisição do controle cervical, do sentar e da marcha independentes. Assim, observamos a necessidade da inclusão da reabilitação vestibular fisioterapêutica entre as terapias em que estas crianças são direcionadas, após o diagnóstico de PANS.pt_BR
dc.format.extent17p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectPerda Auditiva Neurossensorialpt_BR
dc.subjectPré-Escolarpt_BR
dc.subjectDestreza Motorapt_BR
dc.titleDesenvolvimento motor de crianças com Perda Auditiva Neurossensorial na primeira infância : uma revisão integrativapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coMELO, Renato de Souza-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7301097906734325pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9932187655941209pt_BR
dc.description.abstractxObjective: To systematically review the existing literature on motor development in children with sensorineural hearing loss (SNHL) during early childhood. Data Sources: A comprehensive search was conducted across the following databases: LILACS, MEDLINE, Scopus, Embase, Web of Science, and PEDro. The search strategy employed the following descriptors and Boolean operators: "Children" OR "Infant" AND "Hearing Loss" OR "Hearing Loss, Sensorineural" AND "Motor Development". Data Synthesis: A total of 471 articles were initially identified. After screening, applying eligibility criteria, and removing duplicates, five studies met the inclusion criteria. Four of these studies reported motor development delays in children with SNHL when compared to their normal-hearing peers. Among them, three studies attributed these delays to vestibular dysfunctions, with specific impairments noted in motor milestones such as head control, independent sitting, and walking. Conclusions: Children with SNHL, particularly those with associated unilateral or bilateral vestibular dysfunctions, show delays in the acquisition of fundamental motor milestones, including head control, sitting independently, and ambulation. These findings underscore the importance of incorporating vestibular-targeted physiotherapeutic interventions into the multidisciplinary care of this population.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Fisioterapia e Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DFS) - Departamento de Fisioterapia pt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Fisioterapiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/3653836933415249pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8890-6699pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Fisioterapia

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