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Título : Impacto das estratégias de self nudge na redução da compulsão alimentar : um estudo de caso
Autor : SÁ, Lorena Bandeira Melo de
Palabras clave : Compulsão alimentar; Self-nudge; Tomada de decisão
Fecha de publicación : 25-sep-2024
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SÁ, Lorena Bandeira Melo de. Impacto das estratégias de self nudge na redução da compulsão alimentar: um estudo de caso. 2024. Tese (Doutorado em Psicologia Cognitiva) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : O processo de tomada de decisão nem sempre é caracterizado por escolhas saudáveis, especificamente em casos de compulsão alimentar, caracterizado por falta de controle na ingestão de alimento. Dentre as estratégias para facilitar esse processo, destacam-se os nudges, que correspondem a empurrões elaborados por terceiros para auxiliar na tomada de decisão e self-nudges, empurrões aplicados pelo próprio sujeito para mudança de comportamento. A presente tese teve como objetivo identificar os impactos das estratégias de self-nudge na redução de sintomas da compulsão alimentar, através de um estudo de caso. No estudo 01, participaram 64 pessoas, maiores de 18 anos, de ambos os sexos, que se declararam comedores compulsivos e que responderam um questionário estruturado contendo dados sociodemográficos, informações sobre frequência de compulsão alimentar e se são acompanhadas por profissionais de saúde. Na segunda parte deste estudo, 12 participantes responderam perguntas relacionadas à compulsão alimentar e os comportamentos desejados e efetivamente realizados em episódios compulsivos, através da associação livre de palavras. Os dados foram analisados à luz do Discurso do Sujeito Coletivo, de Lefevre e Lefevre. O estudo 02, caracterizado como um estudo de caso clínico, teve a participação de 4 pessoas, maiores de 18 anos, sendo 2 do sexo masculino e 2 do sexo feminino, em processo de psicoterapia, declarantes como comedores compulsivos com frequência de 1 episódio semanal, que implementaram estratégias de self-nudge à sua escolha, para minimizar os efeitos compulsivos em sua alimentação. Os dados foram analisados a partir da Análise de Conteúdo, de Laville e Dione. Os resultados do estudo 01 demonstram uma prevalência feminina da amostra, frequência de episódios compulsivos de 1 a 3 vezes por semana e a maioria dos respondentes não buscam apoio com profissionais da saúde como psicólogos, psiquiatras e nutricionistas. Além disso, os discursos dos participantes corroboram com os referenciais teóricos sobre o que é compulsão alimentar, os motivos que direcionam alguém a comer compulsivamente e os sentimentos envolvidos, assim como a dificuldade na mudança de comportamento para redução dos episódios. Os resultados do estudo 02 demonstram uma percepção de impacto positivo pelos participantes do estudo, no que tange à aplicação das estratégias. Todos os participantes relatam reconhecer que os sintomas da compulsão alimentar foram significativamente reduzidos. Destaca-se a autoconsciência como importante processo cognitivo para auxiliar- na implementação das estratégias de self-nudge, que atuam em melhores tomadas de decisões por pessoas que sofrem de compulsão alimentar.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62386
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Psicologia Cognitiva

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