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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62364
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Título: | Práticas do enfermeiro na educação em saúde como estratégia de cuidado no período gestacional : revisão integrativa |
Autor(es): | SIQUEIRA, Milena Freitas |
Palavras-chave: | cuidados de enfermagem; cuidado pré-natal; educação em saúde; educação pré-natal; enfermagem; gravidez |
Data do documento: | 28-Jan-2025 |
Citação: | SIQUEIRA, Milena Freitas. Práticas do enfermeiro na educação em saúde como estratégia de cuidado no período gestacional: revisão integrativa. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | Introdução: A gestação é um período considerado único na vida da mulher e envolve importantes transformações biológicas, sociais, psicológicas e hormonais. Algumas mulheres apresentam fatores que podem aumentar o risco de complicações durante a gestação e este contexto requer práticas de educação em saúde que promovam o autocuidado e o fortalecimento da autonomia da gestante, contribuindo para melhores desfechos de saúde para o binômio mãefeto. Objetivo: Este estudo tem como objetivo identificar as práticas dos enfermeiros na educação em saúde como estratégia de cuidado durante o período gestacional. Método: Tratase de uma revisão integrativa da literatura, realizada entre os meses de setembro a dezembro de 2024. A pesquisa foi conduzida nas bases de dados PubMed, CINAHL, Scopus, Cochrane Library e Embase, além das bibliotecas virtuais SciELO e BVS, resultando em amostra final de 27 artigos. Resultados: Os resultados evidenciaram que as práticas do enfermeiro na educação em saúde durante a gestação incluem orientações sobre cuidados gerais com o recém-nascido, parto, trabalho de parto e pós-parto; orientações sobre a importância do pré-natal; promoção da amamentação e de hábitos de vida saudáveis; informação sobre os direitos da gestante; e aconselhamento em saúde bucal. Também se destacam a orientação para adesão à profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV e o incentivo à prática de atividade física. Essas intervenções são realizadas tanto no âmbito hospitalar quanto na Atenção Primária à Saúde, abrangendo desde o acompanhamento em consultas pré-natais até a participação em grupos educativos e atividades comunitárias. Essa flexibilidade permite ao enfermeiro adaptar as estratégias às necessidades específicas de cada gestante e ao contexto de cuidado disponível. Conclusão: Os resultados deste estudo reforçam o papel crucial do enfermeiro como educador em saúde, e por meio de estratégias educativas adequadas, este profissional pode reduzir comportamentos de risco e promover um ambiente mais seguro e saudável para as gestantes e seus bebês. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62364 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Enfermagem |
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