Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62346

Compartilhe esta página

Título: Análise dos fatores associados à saúde mental em residentes multiprofissionais de saúde da atenção básica de Pernambuco
Autor(es): BARBOSA, José Tiago da Silva
Palavras-chave: Internato não médico; Qualidade do sono; Ansiedade; Atividade Física
Data do documento: 15-Abr-2025
Citação: BARBOSA, José Tiago da Silva. Análise dos fatores associados à saúde mental em residentes multiprofissionais de saúde da atenção básica de Pernambuco. 2025. 53 f. Monografia (Especialização) - Curso de Residência Multiprofissional de Interiorização de Atenção à Saúde, Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.
Abstract: Os programas de residência multiprofissional podem ser desafiantes para os que almejam essa especialização, com novos desafios e carga horária extensa, a residência pode gerar um impacto na saúde física e mental, interferindo na qualidade de vida dos profissionais de saúde. Este é um estudo epidemiológico observacional que investigou as possíveis associações entre a qualidade do sono, sintomas de ansiedade e nível de atividade física em residentes multiprofissionais de saúde do perfil de atenção básica do estado de Pernambuco. A análise dos resultados foi realizada pelo programa SPSS versão 25.0 utilizando o teste exato de Fisher para avaliar as associações entre as variáveis categóricas e distribuições de frequências com média ± desvio padrão para a estatística descritiva. Uma amostra de 59 residentes multiprofissionais de saúde foi obtida através da aplicação de questionários online. O maior percentual foi de mulheres (71,8%) com idade média de 27,8±3,32, brancos e pardos tiveram um percentual semelhante de 45,8% e 44,1% respectivamente. O percentual de residentes fisicamente ativos foi representativo (61,1%), entretanto a boa qualidade do sono não foi positiva (26,6%). Não foi encontrada significância estatística quando comparado o nível de atividade física com a qualidade de sono (p=0,112) e ansiedade estado (p=0,15), mas quando comparado a ansiedade traço foi observado que residentes muito ativos tinham tendência a níveis mais baixos de ansiedade (p=0,012). Também foi encontrada associação significativa entre a qualidade do sono e ansiedade traço (p=0,012) indicando que residentes com sono ruim apresentavam mais ansiedade, enquanto a duração do sono foi relativamente menor do que o esperado com uma média de 6,6±1,0003 horas dormidas por noite. Esse estudo evidenciou que residentes multiprofissionais da atenção básica, apesar de terem apresentado ótimo nível de atividade física obtiveram uma qualidade de sono reduzida e níveis de ansiedade preocupantes, por tanto, são necessárias mais pesquisas que investiguem como essas variáveis se comportam ao logo da formação da residência e se outros perfis, como o hospitalar, indicam um impacto diferente a respeito da saúde mental.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62346
Aparece nas coleções:Residência Multiprofissional de Interiorização de Atenção à Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCR versão final.pdf
  Item embargado até 2026-04-16
1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons