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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62332

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Título: Escolha de um método de previsão de demanda no curto prazo e determinação dos parâmetros de gestão de estoques: Estudo de caso em uma empresa do setor automotivo.
Autor(es): SILVA, Ingrid Larissa Sobral
Palavras-chave: Previsão de demanda; Gestão de estoques; Ajustamento sazonal
Data do documento: 27-Fev-2025
Citação: SILVA, Ingrid. Escolha de um método de previsão de demanda no curto prazo e determinação dos parâmetros de gestão de estoques: Estudo de caso em uma empresa do setor automotivo . 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: O presente trabalho de conclusão tem como objetivo a seleção de um método de previsão de demanda a ser aplicado no curto prazo. Este método será utilizado para estimar a demanda de um produto nos meses seguintes e, com base nas previsões de demanda obtidas, serão também determinados o ponto de pedido e o estoque de segurança. Foram considerados os métodos de previsão de demanda no curto prazo: ajustamento sazonal, suavização exponencial tripla (Holt-Winters) e SARIMA. Para este estudo, foi realizada uma coleta e análise dos dados de vendas da empresa, abrangendo o período de janeiro de 2022 a dezembro de 2023. As performances desses métodos foram analisadas com base em indicadores de erro (RMSE, MAE e MAPE) para determinar sua precisão e adequação ao contexto específico da empresa. Os resultados indicaram que o método de ajustamento sazonal apresentou os menores valores de erro, demonstrando ser o mais eficaz para a previsão de demanda na empresa. Através desse procedimento, foram geradas previsões para os meses de janeiro, fevereiro e março de 2024 e os resultados foram aplicados na determinação do estoque de segurança e pontos de ressuprimento, assegurando a manutenção de níveis adequados de inventário. A utilização do método de ajustamento sazonal permitiu previsões mais precisas, facilitando a tomada de decisões estratégicas e melhorando a competitividade da empresa no mercado automotivo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62332
Aparece nas coleções:TCC- Engenharia de Produção - Bacharelado

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