Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62267
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | REESINK, Mísia Lins | - |
dc.contributor.author | CESAR, Bruno Correia Leite | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-11T21:37:46Z | - |
dc.date.available | 2025-04-11T21:37:46Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-09 | - |
dc.identifier.citation | CESAR, Bruno Correia Leite. Corpo mantra: a expressão prática da musicalidade Hare Krishna. 2022. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62267 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa propõe analisar a forma que a música produz comportamentos corporais entre os devotos do movimento Hare Krishna residentes do templo mais antigo de Pernambuco, a Ecovila Vraja Dhama, fundada em 1985, Caruaru. Descrevendo e compreendendo este tema por meio da etnografia, entrevistas e registros fotográficos, investigamos essa musicalidade utilizando analiticamente a categoria de “música” e “corpo” para explicar a organização do canto de mantras, apresentada diariamente pelos praticantes em performances religiosas, no modo de tocar instrumentos, nas danças e posturas em suas cerimônias. Com isso, esta dissertação argumenta que a música se desenvolve práticas corporais por meio de categorias nativas como sadhana bhakti (prática da devoção constante) kirtana e bhajana, modalidades de canto que despertam maior pureza para os praticantes, assim, a música dos mantras dentro e fora dos rituais, organiza o corpo, o espaço e a sociedade. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Antropologia | pt_BR |
dc.subject | Hare krishnas | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Corpo | pt_BR |
dc.title | Corpo mantra: a expressão prática da musicalidade Hare Krishna | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2098124402052456 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7192216073198707 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Antropologia | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research proposes to analyze the way that music produces bodily behaviors among the devotees of the Hare Krishna movement residing in the oldest temple in Pernambuco, Ecovila Vraja Dhama, founded in 1985, Caruaru. Describing and understanding this theme through ethnography, interviews and photographic records, we investigated this musicality analytically using the category of “music” and “body” to explain the organization of the chanting of mantras, presented daily by practitioners in religious performances, in the way of playing instruments, in the dances and postures in their ceremonies. With this, this dissertation argues that music develops bodily practices through native categories such as sadhana bhakti (practice of constant devotion) kirtana and bhajana, chanting modalities that awaken greater purity for practitioners, thus, the music of mantras within and outside of rituals, it organizes the body, space and society. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Antropologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Bruno Correia Leite Cesar.pdf | 3 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons