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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62212

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSOUSA, Fabiana de Oliveira Silva-
dc.contributor.authorFERREIRA, Ruth Gabryella dos Santos-
dc.date.accessioned2025-04-10T20:50:33Z-
dc.date.available2025-04-10T20:50:33Z-
dc.date.issued2025-04-07-
dc.date.submitted2025-04-10-
dc.identifier.citationFERREIRA, Ruth Gabryela dos Santos. Desafios da implementação da política nacional de educação permanente em saúde no nível municipal: revisão integrativa de literatura. 2025. 36 f. TCC (Graduação) - Curso de Saúde Coletiva, Centro Acadêmico de Vitoria, Universidade Federal de Pernambuco, Vitoria de Santo Antão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62212-
dc.description.abstractA Política Nacional de Educação Permanente em Saúde busca transformar as práticas de formação e desenvolvimento dos profissionais de saúde, impulsionando uma educação contínua e integrada ao trabalho. Conectando o ensino, trabalho e gestão do sistema, visando aprimorar os profissionais para que melhore o acesso e qualidade dos serviços ofertados pelo SUS. O estudo tem como objetivo analisar a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde no âmbito municipal. Trata-se de uma revisão integrativa, considerando os seguintes descritores: “capacitação de recursos humanos em saúde”, “educação permanente”, “política de saúde” e “Sistema Único de Saúde”. A pesquisa foi realizada na Biblioteca Virtual de Saúde e no Portal de Periódicos Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Foram selecionados 21 artigos, os quais foram lidos na íntegra e os principais resultados foram sistematizados em temas relacionados aos objetivos específicos. A participação dos profissionais de saúde na construção das ações educativas é essencial, visto que é um modo de garantir que a educação permanente esteja realmente conectada com o que é vivido no dia a dia das equipes. A Educação Permanente é uma política imprescindível para o Sistema Único de Saúde, uma vez que ela possibilita a qualificação contínua dos profissionais, onde promove melhorias na qualidade da assistência e na efetividade das ações de saúde no SUS.pt_BR
dc.format.extent36 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectcapacitação de recursos humanos em saúdept_BR
dc.subjectEducação permanentept_BR
dc.subjectPolítica de saúdept_BR
dc.subjectSistema Único de Saúde.pt_BR
dc.titleDesafios da implementação da política nacional de educação permanente em saúde no nível municipal: revisão integrativa de literaturapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6386316480724794pt_BR
dc.description.abstractxThe National Policy on Permanent Health Education (PNEPS) aims to transform the training and development practices of health professionals by promoting continuous education integrated into the workplace. By connecting education, work, and system management, it seeks to enhance professionals’ skills to improve access and the quality of services provided by the Unified Health System (SUS). This study aims to analyze the implementation of the National Policy on Permanent Health Education at the municipal level. It is an integrative review, considering the following descriptors: "human resources training in health," "permanent education," "health policy," and "Unified Health System." The research was conducted in the Virtual Health Library and the CAPES Journals Portal, selecting 22 articles, which were fully read, and the main results were systematized into themes related to the specific objectives. The participation of health professionals in the development of educational actions is essential, as it ensures that permanent education is genuinely connected to the daily experiences of healthcare teams. Permanent Health Education is a crucial policy for the Unified Health System, as it enables the continuous qualification of professionals, leading to improvements in service quality and the effectiveness of health actions in SUS.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NSC) - Núcleo de Saúde Coletivapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Saúde Coletivapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Saúde Coletiva

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