Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62200

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNascimento, Marcela Regina Vasconcelos da Silva-
dc.contributor.authorSilva, Aline Pereira da-
dc.contributor.authorGama, Maria Sileide da-
dc.date.accessioned2025-04-10T18:57:14Z-
dc.date.available2025-04-10T18:57:14Z-
dc.date.issued2024-10-24-
dc.date.submitted2025-04-07-
dc.identifier.citationSilva, Aline Pereira da; Gama, Maria Sileide da. ORALIDADE NO ENSINO MÉDIO: uma análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura - Letras Português EAD) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62200-
dc.description.abstractPara desenvolvimento do presente trabalho, realizou-se um estudo com base nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e na BNCC – Base Nacional Comum Curricular. A discursão fundamentou-se em pressupostos teóricos. Metodologicamente tornou-se uma investigação entre análises documentais, práticas de sala de aula e desenvolvimento metodológico, com resultados que indicam a BNCC, onde a oralidade venha ser envolvida na produção oral e na oralização textual, com princípios teóricos e habilidades para a linguagem mobilizando os conceitos dos gêneros discursivos, os campos de atuação, os contextos da produção de textos orais, tornam-se principais mesmo com os textos escritos que orientam e consideram nas etapas do processo de produção, através do planejamento execução e revisão. O tratamento dos gêneros textuais no ensino brasileiro passou a ser mais frequente e utiliza noções vindas dos PCNEM e com discursões em torno dos gêneros textuais, através de orientações para às linguagens e linguística. Dentro destes pontos vemos os teóricos que sempre trazem um embasamento para as pesquisas trazendo uma prioridade para o ensino de linguagem na escola, baseada numa abordagem dos gêneros textuais.pt_BR
dc.format.extent37p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectGêneros oraispt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.titleA ORALIDADE NO ENSINO MÉDIO: uma análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0396854571010883pt_BR
dc.description.abstractxTo develop this work, a study was carried out based on the curricular components of Portuguese Language and the BNCC – National Common Curricular Base. The discussion was based on theoretical assumptions. Methodologically, it became an investigation between documentary analysis, classroom practices and methodological development, with results that indicate the BNCC, where orality comes to be involved in oral production and textual oralization, with theoretical principles and skills for language mobilizing the concepts of discursive genres, the fields of action, the contexts of the production of oral texts, become main even with the written texts that guide and consider in the stages of the production process, through planning, execution and revision. The treatment of textual genres in Brazilian education has become more frequent and uses notions coming from the PCNEM and with discussions around textual genres, through guidelines for languages and linguistics. Within these points we see theorists who always bring a basis for research, bringing a priority to the teaching of language in schools, based on an approach to textual genres.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Letraspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português a Distânciapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Língua Portuguesa - EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Aline Pereira da Silva e Maria Sileide da Gama.pdf569,45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons