Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62184

Compartilhe esta página

Título: Estado nutricional, consumo alimentar e o desenvolvimento de síndromes hipertensivas gestacionais : uma revisão integrativa
Autor(es): SILVA, Pamela Godoy de Oliveira da
Palavras-chave: Hipertensão gestacional; Estado nutricional; Consumo alimentar; Gestação de risco
Data do documento: 28-Abr-2023
Citação: SILVA, Pamela Godoy de Oliveira da. Estado nutricional, consumo alimentar e o desenvolvimento de síndromes hipertensivas gestacionais: uma revisão integrativa. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O período gestacional é caracterizado por ser responsável em desencadear amplas mudanças fisiológicas, metabólicas e endócrinas, sendo um período de grande complexibilidade na vida da mulher. O consumo alimentar adequado na gestação é de extrema importância pois na gestação ocorre o aumento das necessidades energéticas da gestante em detrimento da formação de um bebê, o estado nutricional pré-gestacional distrófico e o ganho de peso excessivo predispõe intercorrências gestacionais como o desenvolvimento de doenças hipertensivas específicas da gestação que corresponde a uma das principais causas de manifestações clínicas durante o período gravídico-puerperal. O presente estudo teve como objetivo identificar a relação entre estado nutricional pré-gestacional, consumo alimentar e o desenvolvimento de síndromes hipertensivas em gestantes. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura em que a metodologia concebeu a busca de artigos científicos nas bases de dados PUBMED, Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) totalizando 8 artigos de 2018 a 2023. Dentre os principais resultados evidênciados destacam-se a elevação dos níveis pressóricos secundário ao ganho de peso excessivo, como também está relacionado ao consumo de alimentos com carga elevada de sódio como carne de sol e queijos, além de alimentos ultraprocessados. O estado nutricional distrófico foi observado em grande parte das gestantes que manifestaram elevação da pressão arterial. Ademais, concluiu-se a relação entre o estado nutricional distrófico, com a predisposição ao desenvolvimento de síndromes hipertensivas, além de padrões alimentares desequilibrados associados a gestantes hipertensas. Também foi evidenciado a importância do acompanhamento nutricional na promoção da saúde, na educação alimentar e nutricional, e consequente profilaxia de agravos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62184
Aparece nas coleções:(TCC) - Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Pamela Godoy de Oliveira da Silva (1).pdf550,93 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons