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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62149
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | MEDEIROS, Marcelo de Almeida | - |
dc.contributor.author | BARROS, Bruno Camara Alencar | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-04T19:12:38Z | - |
dc.date.available | 2025-04-04T19:12:38Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
dc.identifier.citation | BARROS, Bruno Camara Alencar. As políticas públicas de recuperação energética de resíduos sólidos urbanos em Pernambuco. 2024. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62149 | - |
dc.description.abstract | O manejo e a destinação dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) no Brasil, problema debatido há mais de três décadas pelos poderes públicos constituídos, segue perpetuando centenas de milhares de catadores e trabalhadores de cooperativas laborando à margem trabalho seguro e formal, em quadro de pobreza recalcitrante. É o reflexo de mais uma política que não foi implementada nos exatos termos do debate democrático travado no Congresso. Trata-se de um complexo arranjo sociopolítico, que envolve comunidades vulneráveis prisioneiras de um modus operandi ultrapassado. Grupos de interesses políticos e econômicos têm mantido baixíssimas taxas de coleta seletiva e de reciclagem, desvalorizando os resíduos sólidos, despejando-os diretamente em aterros sanitários e lixões. A Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS) aprovada em 2010 estabelece uma sequência para o aproveitamento econômico e ambiental dos resíduos descartados: o reuso, a reciclagem, a valorização energética e em último caso a destinação final em aterros sanitários. Contudo, a parcela valorização energética foi suprimida das ações do poder público constituído. Não mais que 5% dos resíduos são reciclados no Brasil. Os municípios brasileiros, em sua quase totalidade, recorrem diretamente aos lixões e aterros sanitários para a destinação final de todo o restante. A prática aumenta o passivo ambiental, as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e contamina os recursos hídricos de seu entorno. A pesquisa desbrava o histórico recente dos acontecimentos que resultaram na adoção da PNRS. Explora os primeiros passos de sua implementação, com a atuação dos grupos de interesse nos contextos políticos, econômicos, sociais, técnicos e ambientais. Investiga potenciais de valorização energética existentes na contramão da inércia operativa do setor. Se aprofunda nos olhares atentos da Academia e nas palavras dos atores que laboram com RSU. Analisa cada parcela esmiuçada, confirmando e negando visões estereotipadas que têm aprisionado essas populações desfavorecidas. Ao final, confirma que o extrato democrático encontrado na aprovação da PNRS de 2010 precisa ser implementado em sua completude, sob pena de se seguir aprisionando essas populações na precariedade. A separação do lixo domiciliar em três frações: recicláveis, orgânicos e rejeitos deve ser obrigação legal de todo cidadão. O poder público precisa coletá-los de forma eficiente, destinando-os à reciclagem e à valorização energética. A pesquisa conclui que o uso de falsas narrativas na arena política e a atuação de grupos de interesse na política municipal mantém o modus operandi inerte, perpetuando o quadro de corrupção e atraso socioeconômico dos catadores de materiais recicláveis. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Resíduos sólidos urbanos | pt_BR |
dc.subject | Recuperação energética | pt_BR |
dc.subject | MNCR | pt_BR |
dc.subject | Grupos de interesse | pt_BR |
dc.subject | Aterros sanitários | pt_BR |
dc.subject | Reciclagem | pt_BR |
dc.title | As políticas públicas de recuperação energética de resíduos sólidos urbanos em Pernambuco | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6169447393400521 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2986573450358373 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Politicas Publicas | pt_BR |
dc.description.abstractx | The management and disposal of Municipal Solid Waste (MSW) in Brazil, a problem that has been debated for more than three decades by the public authorities, continues to perpetuate hundreds of thousands of waste pickers and cooperative workers working on the margins of secure and formal employment, in a state of recalcitrant poverty. It is the reflection of yet another policy that has not been implemented in the exact terms of the democratic debate in Congress. This is a complex socio-political arrangement involving vulnerable communities who are prisoners of an outdated modus operandi. Political and economic interest groups have maintained very low selective collection and recycling rates, devaluing solid waste and dumping it directly in landfills and dumps. The National Solid Waste Policy (PNRS) approved in 2010 establishes a sequence for the economic and environmental use of discarded waste: reuse, recycling, energy recovery and, ultimately, final disposal in landfills. However, the energy recovery part has been removed from the actions of the public authorities. No more than 5% of waste is recycled in Brazil. Almost all Brazilian municipalities resort directly to dumps and landfills to dispose of the rest. This practice increases environmental liabilities, greenhouse gas (GHG) emissions and contaminates the surrounding water resources. The research explores the recent history of the events that resulted in the adoption of the PNRS. It explores the first steps in its implementation, with the actions of interest groups in the political, economic, social, technical and environmental contexts. It investigates the potential for energy recovery that exists against the sector's operational inertia. It delves into the attentive gaze of academia and the words of the players who work with MSW. It analyzes each parcel, confirming and denying stereotypical views that have imprisoned these disadvantaged populations. In the end, it confirms that the democratic extract found in the approval of the PNRS in 2010 needs to be implemented in its entirety, otherwise these populations will continue to be trapped in precariousness. The separation of household waste into three fractions: recyclables, organics and waste should be a legal obligation for every citizen. The public authorities must collect them efficiently and send them for recycling and energy recovery. The research concludes that the use of false narratives in the political arena and the actions of interest groups in municipal politics keep the modus operandi inert, perpetuating the framework of corruption and socio-economic backwardness of waste pickers. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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