Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62087

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNAOUAR, Oussama-
dc.contributor.authorSANTOS, Wesley Brito dos-
dc.date.accessioned2025-04-02T17:25:47Z-
dc.date.available2025-04-02T17:25:47Z-
dc.date.issued2024-07-24-
dc.identifier.citationSANTOS, Wesley Brito dos. Memória, história, ficção e a (re)construção do passado: os anos de chumbo em O lugar mais sombrio (2017 -) e Soledad no recife (2009). 2024. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62087-
dc.description.abstractA presente dissertação objetiva refletir sobre o papel e relevância dos elementos memória e história na elaboração dos quadros sociais do passado produzidos pela ficção histórica contemporânea. Para tanto, nos valemos de uma análise comparativa entre a trilogia, ainda incompleta, O lugar mais sombrio (2017-), escrita pelo amazonense Milton Hatoum, e Soledad no Recife (2009), romance escrito pelo autor pernambucano Urariano Mota. As duas narrativas apresentam representações literárias do histórico período da ditatura civil-militar brasileira, vigente entre os anos de 1964 e 1985. Assim, em um primeiro momento, utilizando pesquisa bibliográfica encabeçada por teóricos como Lukács (2011), Menton (1993), Esteves (2010), Fleck (2017), Halbwachs (2006), Erll e Nünning (2016) e Neumann (2016), tratamos do entrecruzamento entre ficção, história e memória, seus encontros e desencontros, bem como o desenvolvimento e evolução de seu principal produto: o romance histórico. Na segunda parte dessa pesquisa refletimos sobre a ditatura civil-militar como material da ficção histórica, bem como sobre sua relevância, significância e capacidade de suscitar discussões, produções e recorrentes revisitações no Brasil contemporâneo. No terço final de nossa pesquisa analisamos as obras mencionadas de modo comparativo, visando discutir o processo de (re)elaboração e apresentação do passado em questão a partir de suas estruturas narrativas, estratégias escriturais e elementos de reconstrução. Nesse processo de (re)elaboração do passado, destacamos o uso integrado de características clássicas e contemporâneas, no que diz respeito aos moldes do romance histórico, além do uso dos elementos história e memória objetivando a apresentação de um produto autorreflexivo e autoconsciente de sua capacidade de ofertar verdades possíveis e desafiar a intraduzibilidade do passado traumático, mesmo que este nunca seja passível de total desvelamento.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRomance histórico contemporâneopt_BR
dc.subjectO lugar mais sombriopt_BR
dc.subjectFiccionalizaçãopt_BR
dc.subjectSoledad no Recifept_BR
dc.subjectLiteratura e Ditadurapt_BR
dc.titleMemória, história, ficção e a (re)construção do passado: os anos de chumbo em O lugar mais sombrio (2017 -) e Soledad no recife (2009)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1190666672792149pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7253950282205343pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation aims to reflect on the role and relevance of the elements of memory and history in the elaboration of the social pictures of the past produced by contemporary historical fiction. To this end, we used a comparative analysis of the still incomplete trilogy O lugar mais sombrio (2017), written by the Amazonian author Milton Hatoum, and Soledad no Recife (2009), a novel written by the Pernambuco author Urariano Mota. Both narratives present literary representations of the historical period of Brazil's civil-military dictatorship, which lasted from 1964 to 1985. In Hatoum's trilogy, in the two novels already published. Thus, at first, using bibliographic research led by theorists such as Lukács (2011), Menton (1993), Esteves (2010), Fleck (2017), Halbwachs (2006), Erll and Nünning (2016) and Neumann (2016), we deal with the intersection between fiction, history and memory, their encounters and disagreements, as well as the development and evolution of its main product: the historical novel. In the second part of this research we reflect on the civil-military dictatorship as material of historical fiction, as well as on its relevance, significance and ability to raise discussions, productions and recurrent revisitations in contemporary Brazil. In the final third of our research, we analyzed the aforementioned works in a comparative way, aiming to discuss the process of (re)elaboration and presentation of the past in question from its narrative structures, writing strategies and reconstruction elements. In this process of (re)elaboration of the past, we highlight the integrated use of classical and contemporary characteristics, with regard to the molds of the historical novel, in addition to the use of the elements of history and memory aiming at the presentation of a self-reflexive and self-aware product of its ability to offer possible truths and challenge the untranslatability of the traumatic past, even if it is never subject to full unveiling.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Estudos Literários

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Wesley Brito Dos Santos.pdf974,94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons