Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62085

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMENEZES, Priscylla Karoline-
dc.contributor.authorCARNEIRO, Allyson Wesley Gonçalves-
dc.date.accessioned2025-04-02T17:20:47Z-
dc.date.available2025-04-02T17:20:47Z-
dc.date.issued2024-07-05-
dc.identifier.citationCARNEIRO, Allyson Wesley Gonçalves. Tecnologia assistiva para o ensino de geografia: a técnica de audiodescrição e a apropriação de signos imagéticos. 2024. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62085-
dc.description.abstractA essência deste trabalho é buscar compreender com objetividade sobre os sistemas que promovem inclusão através da educação, mais especificamente para compreensão da técnica, tecnologia e recursos assistivos através da Audiodescrição. Para esse fim, o conteúdo que terá maior destaque será a inclusão através de recursos pedagógicos por meio de imagens, essa ação impulsiona o movimento que contribui para apropriação de conhecimento dos indivíduos envolvidos. Esse estudo tem como objetivo reconhecer a importância dos procedimentos adotados para desenvolver maior significação para pessoas com deficiência que buscam espaços de ensino. Conquanto, a abordagem utilizada nessa pesquisa para alcance desse objetivo se dará através do ensino de Geografia. Essa disciplina, no que diz respeito a compreensão de imagens, é muito importante, pois, sua contribuição para auxiliar na compreensão da realidade é essencial para os indivíduos em formação. A proposta dessa pesquisa é destacar a importância da tecnologia assistiva através de procedimentos pedagógicos que contribuam para maior apropriação de imagens por pessoas com deficiência visual. Dessa maneira, entende-se que a inclusão por meio de recursos assistivos necessita de maior destaque nas escolas. Para melhoria desse cenário, esse trabalho destaca a inclusão de técnicas de ensino de Geografia por meio de tecnologia assistiva, de maneira lúdica e prática, e que podem contribuir para a formação de professores que trabalham na educação básica, entendendo que esses agentes são os facilitadores e peça fundamental para a ampliação do movimento inclusivo.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectPessoa com deficiência visualpt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectTecnologia assistivapt_BR
dc.subjectAudiodescriçãopt_BR
dc.titleTecnologia assistiva para o ensino de geografia : a técnica de audiodescrição e a apropriação de signos imagéticospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8206274808612521pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7399667580194286pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Geografiapt_BR
dc.description.abstractxThe essence of this research is to seek to understand objectively the systems that promote inclusion through education, more specifically to comprehend the technique, technology and assistive resources through audiodescription. To this end, the content that will be most highlighted will be the inclusion through pedagogical resources using images, this practice stimulates the movement that contributes to the appropriation of knowledge by the individuals involved. This study aims to recognize the importance of the procedures applied to develop greater significance for people with disabilities who are seeking educational spaces. Though, the approach used in this research to achieve this objective will be through the teaching of Geography. This subject, regarding the understanding of images, is very important, as its contribution to assist in the comprehension of reality is essential for the individuals' education. This research seeks to highlight the importance of assistive technology through pedagogical procedures that contribute to a greater image appropriation by visually impaired people. Thus, it is understood that inclusion through assistive resources needs to be given greater prominence in schools. To improve this scenario, this work highlights the inclusion of Geography teaching techniques through assistive technology, in a fun and practical way, which can contribute to the training of teachers who work in primary education, understanding that these agents are facilitators and a fundamental part to expand the inclusion movement.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Allyson Wesley Gonçalves Carneiro.pdf2,18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons