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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62019

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGUIMARÃES, Gilda Lisbôa-
dc.contributor.authorSILVA, Paulo Marcos Ribeiro da-
dc.date.accessioned2025-03-27T19:28:43Z-
dc.date.available2025-03-27T19:28:43Z-
dc.date.issued2024-10-28-
dc.identifier.citationSILVA, Paulo Marcos Ribeiro da. Formação de Professores de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental: a Pesquisa Como Eixo Estruturador do Ensino de Estatística. 2024. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62019-
dc.description.abstractEssa pesquisa teve como objetivo investigar as contribuições de um processo formativo de professores de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental no município do Ipojuca/PE, considerando os currículos, livros didáticos e os diferentes tipos de conhecimento do professor para o ensino de Estatística, tendo a pesquisa como eixo estruturador. Temos como aporte teórico o modelo de Letramento Estatístico proposto por Gal (2002), o modelo de Ciclo Investigativo elaborado por Guimarães e Gitirana (2013) e os diferentes tipos de Conhecimentos apontados por Ball, Thames e Phelps (2008). Foram desenvolvidos três estudos articulados entre si. No estudo 1, foram analisados os documentos normativos (BNCC, Currículo de Pernambuco e do município do Ipojuca) e a coleção didática de Matemática utilizada no município. Foi observado que os documentos curriculares valorizam a pesquisa e a função da Estatística, aproximando-se do Letramento Estatístico. A coleção de Matemática traz como orientação ao professor apenas descrição das atividades, o que não orienta ou amplia o trabalho do docente. Observou-se poucas atividades de estatística envolvendo elaboração da questão, classificação dos dados e conclusão. A maioria das atividades envolve dados fictícios, o que indica que os alunos serão pouco estimulados a refletirem sobre a realidade. No estudo 2, levantamos o perfil dos professores e investigamos o que sabiam sobre ensino de Estatística. A maioria apresenta lacunas relacionadas ao Conhecimento Comum de Estatística. No estudo 3, a partir dos materiais curriculares e didáticos utilizados pelos professores, associado a seus conhecimentos e experiência com o ensino de Estatística, desenvolvemos um processo formativo com todos os professores de Matemática do 6o ao 9o ano do município tendo o ciclo investigativo como eixo estruturador. Ficou evidenciado dificuldades ao Conhecimento Especializado de Estatística e do Conhecimento do Horizonte de Estatística, que acabam levando à rejeição do Conhecimento de Estatística e Currículo, direcionando o trabalho em sala com base no livro didático. Apresentam uma postura tradicional em relação ao Conhecimento de Estatística e Alunos, levando-os a acreditar que o aluno só sabe o que eles ensinaram de forma linear e bem dosada. Sobre o Conhecimento do Conteúdo de Estatística e Ensino, poucos buscam analisar as dificuldades dos estudantes e o conteúdo. Apesar da avaliação bem positiva sobre a formação realizada pelos profissionais, valorizando a aprendizagem sobre o que é pesquisa e como pode ser conduzida em sala de aula, a maioria teve uma participação discreta durante os encontros. Finalmente, foram levantadas, por eles, muitas inseguranças para apresentar seus conhecimentos sobre um determinado conteúdo, de modo a compartilhar com os pares e, por isso, não costumam se envolver nos processos formativos. Assim, é fundamental haver processos formativos que evidenciem para o grupo de professores a pertinência de aprendizagens colaborativas. Acreditamos que essa pesquisa possibilitará importantes discussões sobre processos de formação de professores referente ao ensino de Estatística, que favoreça uma atitude analítica e crítica do mundo físico e social, ampliando os conhecimentos do grupo sobre o conteúdo e suas formas de ensino.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Estatísticapt_BR
dc.subjectAnos Finais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.subjectCiclo Investigativopt_BR
dc.titleFormação de Professores de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental: a Pesquisa Como Eixo Estruturador do Ensino de Estatísticapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6965606700928585pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2681053695821897pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThis research aimed to investigate the contributions of a training process for Mathematics teachers in the final years of elementary school in the city of Ipojuca/PE, considering the curricula, textbooks and the different types of teacher knowledge for teaching Statistics, with research as the structuring axis. Our theoretical support is the Statistical Literacy model proposed by Gal (2002), the Investigative Cycle model developed by Guimarães and Gitirana (2013) and the different types of Knowledge pointed out by Ball, Thames and Phelps (2008). Three interconnected studies were developed. In study 1, the normative documents (BNCC, Curriculum of Pernambuco and the city of Ipojuca) and the mathematics teaching collection used in the city were analyzed. It was observed that the curricular documents value research and the role of Statistics, approaching Statistical Literacy. The mathematics collection provides guidance to the teacher only with a description of the activities, which does not guide or expand the teacher's work. Few statistical activities involving question development, data classification and conclusions were observed. Most activities involve fictitious data, which indicates that students will be little encouraged to reflect on reality. In study 2, we profiled the teachers and investigated what they knew about teaching Statistics. Most of them presented gaps related to Common Knowledge of Statistics. In study 3, based on the curricular and teaching materials used by the teachers, associated with their knowledge and experience with teaching Statistics, we developed a training process with all Mathematics teachers from the 6th to 9th grades of the municipality, using the investigative cycle as the structuring axis. Difficulties in Specialized Knowledge of Statistics and Knowledge of the Horizon of Statistics were evidenced, which ended up leading to the rejection of Knowledge of Statistics and Curriculum, directing the work in the classroom based on the textbook. They present a traditional attitude in relation to Knowledge of Statistics and Students, leading them to believe that the student only knows what they taught in a linear and well-measured way. Regarding Knowledge of Statistics Content and Teaching, few seek to analyse the difficulties of students and the content. Despite the very positive evaluation of the training provided by professionals, valuing learning about what research is and how it can be conducted in the classroom, most of them had a discreet participation during the meetings. Finally, they raised many insecurities about presenting their knowledge about a certain content, in order to share it with their peers and, therefore, they do not usually get involved in the training processes. Therefore, it is essential to have training processes that demonstrate to the group of teachers the relevance of collaborative learning. We believe that this research will enable important discussions about teacher training processes regarding the teaching of Statistics, which favor an analytical and critical attitude towards the physical and social world, expanding the group's knowledge about the content and its teaching methods.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica

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