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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62018

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGUIMARÃES, Gilda Lisbôa-
dc.contributor.authorSOUZA, Manuela Francisca de-
dc.date.accessioned2025-03-27T19:21:15Z-
dc.date.available2025-03-27T19:21:15Z-
dc.date.issued2024-02-20-
dc.identifier.citationSOUZA, Manuela Francisca de. "Esse combina com esse que não combina com aquele": ensino e aprendizagem de classificação na Educação Infantil. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62018-
dc.description.abstractA partir da inclusão do conteúdo de Estatística no currículo de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental, várias discussões sobre o ensino e aprendizagem de estatística têm sido destaque nos principais eventos que tratam de Educação Matemática. O desenvolvimento de pesquisas voltadas pra essa temática tem proporcionado reflexões sobre a importância de trabalhar conceitos estatísticos com crianças desde a Educação Infantil. Esse estudo discute a importância de as crianças saberem classificar dados como uma das fases do ciclo investigativo proposto por Guimarães e Gitirana (2013). Para organizar as informações em gráficos e tabelas, é necessário saber classificar, portanto, é relevante que os estudantes saibam criar e identificar critérios de uma classificação e não apenas conheçam classificações prontas. Nessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo investigar as possibilidades de aprendizagem de crianças da Educação Infantil em atividades que envolvem classificar. Para isso, foi desenvolvido um processo de ensino aprendizagem sobre classificação envolvendo diferentes habilidades: identificar o critério de uma classificação; identificar a classe a partir de um critério/descritor; criar critério para classificar. Participaram desta pesquisa 4 turmas, com crianças de 5 e 6 anos de idade, que frequentavam a Educação Infantil em escolas públicas do Recife e Jaboatão dos Guararapes. Os resultados evidenciam que é possível desenvolver um trabalho sistematizado e adequado para as crianças da Educação Infantil envolvendo classificar, o que é fundamental para poderem compreender o mundo físico e social.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Estatísticapt_BR
dc.subjectClassificaçãopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.title"Esse combina com esse que não combina com aquele": ensino e aprendizagem de classificação na Educação Infantilpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5559126276793760pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2681053695821897pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxSince the inclusion of Statistics content in the Mathematics curriculum for primary school, several discussions about the teaching and learning of statistics have been highlighted in the main events dealing with Mathematics Education. The development of research focused on this topic has provided reflections on the importance of working on statistical concepts with children since Early Childhood Education. This study discusses the importance of children knowing how to classify data as one of the phases of the investigative cycle proposed by Guimarães and Gitirana (2013). To organize information in graphs and tables it is necessary to know how to classify, therefore, it is important that students know how to create and identify criteria for a classification and not just know ready-made classifications. From this perspective, this work aims to investigate the learning possibilities of children in Early Childhood Education in activities that involve classifying, valuing different skills and resources. To this end, a teaching-learning process about classification was developed involving different skills: identifying the criteria for a classification; identify the class based on a criterion/descriptor; create criteria to classify. Four classes of children aged 5 and 6 who attend Early Childhood Education in public schools in Recife and Jaboatão dos Guararapes participated in this research. The results show that it is possible to develop systematized and appropriate work for children in Early Childhood Education involving classifying, which is fundamental for them to be able to understand the physical and social world.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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