Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62018

Comparte esta pagina

Título : "Esse combina com esse que não combina com aquele": ensino e aprendizagem de classificação na Educação Infantil
Autor : SOUZA, Manuela Francisca de
Palabras clave : Educação Estatística; Classificação; Educação Infantil
Fecha de publicación : 20-feb-2024
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SOUZA, Manuela Francisca de. "Esse combina com esse que não combina com aquele": ensino e aprendizagem de classificação na Educação Infantil. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : A partir da inclusão do conteúdo de Estatística no currículo de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental, várias discussões sobre o ensino e aprendizagem de estatística têm sido destaque nos principais eventos que tratam de Educação Matemática. O desenvolvimento de pesquisas voltadas pra essa temática tem proporcionado reflexões sobre a importância de trabalhar conceitos estatísticos com crianças desde a Educação Infantil. Esse estudo discute a importância de as crianças saberem classificar dados como uma das fases do ciclo investigativo proposto por Guimarães e Gitirana (2013). Para organizar as informações em gráficos e tabelas, é necessário saber classificar, portanto, é relevante que os estudantes saibam criar e identificar critérios de uma classificação e não apenas conheçam classificações prontas. Nessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo investigar as possibilidades de aprendizagem de crianças da Educação Infantil em atividades que envolvem classificar. Para isso, foi desenvolvido um processo de ensino aprendizagem sobre classificação envolvendo diferentes habilidades: identificar o critério de uma classificação; identificar a classe a partir de um critério/descritor; criar critério para classificar. Participaram desta pesquisa 4 turmas, com crianças de 5 e 6 anos de idade, que frequentavam a Educação Infantil em escolas públicas do Recife e Jaboatão dos Guararapes. Os resultados evidenciam que é possível desenvolver um trabalho sistematizado e adequado para as crianças da Educação Infantil envolvendo classificar, o que é fundamental para poderem compreender o mundo físico e social.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62018
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Manuela Francisca de Souza.pdf2 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons