Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61965

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMAIA, José Alexandre Ferreira-
dc.contributor.authorSANTOS, Filipe Aniceto dos-
dc.date.accessioned2025-03-24T19:21:12Z-
dc.date.available2025-03-24T19:21:12Z-
dc.date.issued2024-10-24-
dc.date.submitted2025-03-05-
dc.identifier.citationSANTOS, Filipe Aniceto dos. Mitologia, Literatura e Educação: uma aplicação pedagógica de "Os Deuses de Casaca" de Machado de Assis. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61965-
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é relacionar os temas “mitologia”, “literatura” e “educação” ao fazer uma aplicação pedagógica da obra teatral “Os deuses de casaca” de Machado de Assis. Para tanto, utiliza-se, principalmente, de Grimal (2011) quanto à mitologia grego-romana, das ideias de Peixoto (2017), quanto à relação entre mitologia e educação, Souza (2002), Pinheiro (2009) e Pinto (2020), quanto à abordagem do teatro machadiano e Cosson (2014), com sua proposta de uma sequência didática expandida, dividida em (1) motivação, (2) introdução, (3) leitura, (4) primeira interpretação, (5) contextualização, (6) segunda interpretação e (7) expansão. Assim, obtendo um material possível de ser utilizado por professores da educação básica.pt_BR
dc.format.extent30p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMachado de Assis;pt_BR
dc.subjectMitologia;pt_BR
dc.subjectLiteratura;pt_BR
dc.subjectTeatro.pt_BR
dc.titleMitologia, Literatura e Educação: uma aplicação pedagógica de "Os Deuses de Casaca" de Machado de Assispt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9478783070650008pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1824886652113041pt_BR
dc.description.abstractxThe objective of this work is to relate the themes of “mythology,” “literature,” and “education” by applying a pedagogical approach to the play “Os deuses de casaca” by Machado de Assis. To achieve this, it mainly draws on Grimal (2011) regarding Greco-Roman mythology, Peixoto's (2017) ideas on the relationship between mythology and education, as well as Souza (2002), Pinheiro (2009) and Pinto (2020), concerning the approach to Machado's theater, and Cosson (2014) with his proposal for an expanded didactic sequence, divided into (1) motivation, (2) introduction, (3) reading, (4) first interpretation, (5) contextualization, (6) second interpretation, and (7) expansion. This way, it aims to provide material that can be used by teachers in basic education.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC FILIPE ANICETO DOS SANTOS.pdfTCC FILIPE ANICETO DOS SANTOS354,63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons