Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61957
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | RODRIGUES, Siane Gois Cavalcanti | - |
dc.contributor.author | CAMELO, Elizabeth de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-24T12:20:21Z | - |
dc.date.available | 2025-03-24T12:20:21Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-17 | - |
dc.identifier.citation | CAMELO, Elizabeth de Oliveira. O lugar do ensino da produção escrita em língua estrangeira na formação inicial de professores de língua inglesa. 2024. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61957 | - |
dc.description.abstract | O ensino da língua inglesa tornou-se tema recorrente nos estudos linguísticos, principalmente quando se fala da formação de um sujeito social, político, tecnológico e globalizado, capaz de interagir com a sua realidade a partir da leitura, compreensão, fala e escrita da língua. Essa formação cidadã atravessa as questões do ensino e da aprendizagem das línguas estrangeiras e, tratando mais especificamente do inglês, essas questões se tornam ainda mais pertinentes, uma vez que é a língua estrangeira adotada como prioritária pelos documentos norteadores dos currículos para a Educação Básica em todo o Brasil. Nesse contexto, a temática desta tese surgiu das inquietações da pesquisadora sobre a formação inicial do professor de inglês, olhando mais detidamente para o ensino da produção escrita nesse processo formativo. Neste estudo, portanto, buscou-se verificar o lugar do ensino da produção escrita em LI na formação inicial do professor dessa língua, considerando as concepções de ensino de língua e como a metodologia de ensino dessa produção está apresentada no currículo do curso de Letras-Inglês da UFPE, assim como a forma pela qual as atividades de escrita são trazidas nas propostas de ensino dos futuros professores. Para a análise e discussão dos dados, utilizamos como base a concepção interacional de língua, trazida pelo Círculo de Bakhtin (2006, 2010, 2018), a qual propõe um olhar discursivo e dialógico sobre a linguagem. Também concorrem para essa abordagem interacionista dos estudos sobre o ensino de línguas, as discussões propostas pelo Interacionismo Sociodiscursivo, o qual defende uma relação mais significativa entre linguagem, desenvolvimento e contextos socioculturais. Foi adotado o método qualitativo de análise, descrição e interpretação dos dados, utilizando-se da pesquisa documental, especificamente, do questionário e da entrevista semiestruturada para a coleta e composição do corpus. Nesse conjunto de ideias, entendemos que a formação teórico-metodológica do licenciando deve orientar e dar subsídios para suas práticas em sala de aula, principalmente no trabalho com a produção de textos escritos. Os resultados mostram que o currículo analisado apresenta um espaço considerável para o ensino da produção escrita em LI, porém o caminho traçado até a elaboração e implementação das propostas didáticas dos futuros professores apresenta lacunas que reverberam na proposição de atividades de escrita significativa e de viés sociodiscursivo. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Formação inicial do professor de inglês | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Ensino da produção escrita em língua inglesa | pt_BR |
dc.title | O lugar do ensino da produção escrita em língua estrangeira na formação inicial de professores de língua inglesa | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | PARAHYBA, Fatiha Dechicha | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7103150000389706 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3140964910953390 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Letras | pt_BR |
dc.description.abstractx | The teaching of English has become a recurrent theme in linguistic studies, particularly when discussing the formation of social, political, technological, and globalized individuals capable of interacting with their reality through reading, understanding, speaking, and writing the language. This civic education transcends the issues of teaching and learning foreign languages and, more specifically in the case of English, these issues become even more relevant since it is the foreign language adopted as a priority by the guiding documents of the curricula for Basic Education throughout Brazil. In this context, the theme of this thesis arose from the researcher's concerns about the initial training of English teachers, looking more closely at the teaching of written production in this formative process. This study, therefore, sought to verify the place of teaching written production in English in the initial training of teachers of this language, considering the conceptions of language teaching and how the methodology of teaching this production is presented in the curriculum of the English Language and Literature course at UFPE, as well as the way in which writing activities are brought in the teaching proposals of future teachers. For the analysis and discussion of the data, we used as a basis the interactional conception of language, brought by the Bakhtin Circle (2006, 2010, 2018), which proposes a discursive and dialogical view of language. The discussions proposed by Sociodiscursive Interactionism, which defends a more significant relationship between language, development, and sociocultural contexts, also contribute to this interactionist approach to language teaching studies. The qualitative method of data analysis, description, and interpretation was adopted, using documentary research, specifically the questionnaire and the semi-structured interview for data collection and composition of the corpus. In this set of ideas, we understand that the theoretical-methodological training of the undergraduate student should guide and provide subsidies for their classroom practices, mainly in the work with the production of written texts. The results show that the curriculum analyzed presents a considerable space for the teaching of written production in English, however, the path traced until the elaboration and implementation of the future teachers' didactic proposals presents gaps that reverberate in the proposal of significant and socio-discursive writing activities. | pt_BR |
dc.description.abstractx | L'enseignement de l'anglais est devenu un thème récurrent dans les études linguistiques, notamment en ce qui concerne la formation d'un individu social, politique, technologique et globalisé, capable d'interagir avec sa réalité à travers la lecture, la compréhension, l'expression orale et écrite. Cette formation citoyenne traverse les enjeux de l'enseignement et de l'apprentissage des langues étrangères et, plus spécifiquement dans le cas de l'anglais, ces enjeux deviennent encore plus pertinents, étant donné qu'il s'agit de la langue étrangère privilégiée dans les documents de référence des programmes de l'enseignement de base à travers le Brésil. Dans ce contexte, le thème de cette thèse est né des préoccupations de la chercheuse concernant la formation initiale des enseignants d'anglais, en se concentrant plus particulièrement sur l'enseignement de la production écrite dans ce processus de formation. Cette étude a donc cherché à déterminer la place de l'enseignement de la production écrite en anglais dans la formation initiale des enseignants de cette langue, en considérant les conceptions de l'enseignement des langues et la manière dont la méthodologie d'enseignement de cette production est présentée dans le programme du cours de Lettres-Anglais de l'UFPE, ainsi que la façon dont les activités d'écriture sont intégrées dans les propositions pédagogiques des futurs enseignants. Pour l'analyse et la discussion des données, nous avons utilisé comme base la conception interactionnelle du langage, proposée par le Cercle de Bakhtine (2006, 2010, 2018), qui propose un regard discursif et dialogique sur le langage. Les discussions proposées par l'interactionnisme sociodiscursif, qui défend une relation plus significative entre le langage, le développement et les contextes socioculturels, contribuent également à cette approche interactionniste des études sur l'enseignement des langues. La méthode qualitative d'analyse, de description et d'interprétation des données a été adoptée, en utilisant la recherche documentaire, en particulier le questionnaire et l'entretien semi-structuré pour la collecte et la composition du corpus. Dans ce cadre, nous considérons que la formation théorique et méthodologique du futur enseignant doit orienter et fournir des bases pour ses pratiques en classe, notamment dans le travail sur la production de textes écrits. Les résultats montrent que le programme analysé accorde une place importante à l'enseignement de la production écrite en anglais, cependant, le chemin parcouru jusqu'à l'élaboration et à la mise en œuvre des propositions pédagogiques des futurs enseignants présente des lacunes qui se répercutent sur la proposition d'activités d'écriture significatives et à caractère sociodiscursif. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/3006618581548481 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Linguística |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Elizabeth de Oliveira Camelo.pdf | 2,59 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons