Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61921
Compartilhe esta página
Título: | Fake news desafios enfrentados pela enfermagem na imunização contra Covid-19 em tempos de pandemia |
Autor(es): | SILVA, Caroline Paiva da |
Palavras-chave: | Desinformação; Covid-19; Hesitação Vacinal; Enfermagem; Vacinas contra COVID-19 |
Data do documento: | 27-Fev-2025 |
Citação: | SILVA, Caroline Paiva da. Fake news desafios enfrentados pela enfermagem na imunização contra Covid-19 em tempos de pandemia. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | Objetivo: analisar a influência das fake news na imunização e os desafios enfrentados pela equipe de enfermagem na pandemia de Covid-19, no âmbito da Atenção Primária à Saúde e secundária. Método: estudo qualitativo, exploratório, realizado em serviços de saúde públicos que ofertam vacinação, em junho de 2024, por meio de entrevista estruturada e os dados tratados segundo a análise qualitativa dedutiva. Resultados: participaram do estudo 7 enfermeiros(as) e 6 técnicas de enfermagem. A partir da análise, emergiram quatro categorias temáticas, sobre busca ativa, motivo do medo, abordagem ao usuário que não acreditava na eficácia da vacina e a importância do enfermeiro. Conclusão: as fake news estão diretamente relacionadas a hesitação vacinal dos usuários e aos desafios surgidos e enfrentados pela enfermagem, na imunização contra Covid-19. É necessário combater a desinformação, apoiar os profissionais de saúde e investir em políticas públicas para melhorar a resposta a crises de saúde. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61921 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Enfermagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Caroline Paiva.pdf Item embargado até 2026-03-21 | 507 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons