Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61921

Compartilhe esta página

Título: Fake news desafios enfrentados pela enfermagem na imunização contra Covid-19 em tempos de pandemia
Autor(es): SILVA, Caroline Paiva da
Palavras-chave: Desinformação; Covid-19; Hesitação Vacinal; Enfermagem; Vacinas contra COVID-19
Data do documento: 27-Fev-2025
Citação: SILVA, Caroline Paiva da. Fake news desafios enfrentados pela enfermagem na imunização contra Covid-19 em tempos de pandemia. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Objetivo: analisar a influência das fake news na imunização e os desafios enfrentados pela equipe de enfermagem na pandemia de Covid-19, no âmbito da Atenção Primária à Saúde e secundária. Método: estudo qualitativo, exploratório, realizado em serviços de saúde públicos que ofertam vacinação, em junho de 2024, por meio de entrevista estruturada e os dados tratados segundo a análise qualitativa dedutiva. Resultados: participaram do estudo 7 enfermeiros(as) e 6 técnicas de enfermagem. A partir da análise, emergiram quatro categorias temáticas, sobre busca ativa, motivo do medo, abordagem ao usuário que não acreditava na eficácia da vacina e a importância do enfermeiro. Conclusão: as fake news estão diretamente relacionadas a hesitação vacinal dos usuários e aos desafios surgidos e enfrentados pela enfermagem, na imunização contra Covid-19. É necessário combater a desinformação, apoiar os profissionais de saúde e investir em políticas públicas para melhorar a resposta a crises de saúde.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61921
Aparece nas coleções:(TCC) - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Caroline Paiva.pdf
  Item embargado até 2026-03-21
507 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons