Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61914
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ZARIAS, Alexandre | - |
dc.contributor.author | BRITO JÚNIOR, Luiz Carlos Gomes de | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-20T15:08:26Z | - |
dc.date.available | 2025-03-20T15:08:26Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-27 | - |
dc.identifier.citation | BRITO JÚNIOR, Luiz Carlos Gomes de. Entre sonhos, metas e prazos: escola, juventudes e projetos de vida. 2024. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61914 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação tem por objetivo analisar os sentidos e significados atribuídos por jovens estudantes, de 15 a 18 anos, de uma escola pública de Ensino Médio integrado ao técnico do estado do Maranhão aos seus projetos de vida. Adota-se uma abordagem metodológica quanti- qualitativa, integrando pesquisas bibliográficas, documentais e de campo para a sua fundamentação. Considerando que a construção dos sentidos e significados produzidos pelos estudantes, no contexto escolar, são condicionados e expressados a partir das aulas do componente curricular Projeto de Vida, os objetivos específicos desta pesquisa incluem compreender: I) os sentidos do ensino do componente curricular Projeto de Vida para os professores que o lecionam; II) a influência do componente na definição e planejamento dos objetivos e metas pessoais e profissionais dos estudantes; e III) identificar o perfil socioeconômico e sociocultural dos estudantes da escola pesquisada. Para isso, durante o segundo semestre de 2023, realizaram-se entrevistas em grupo com os professores responsáveis pelo ensino desse componente, análise documental dos livros didáticos adotados pela instituição de ensino pesquisada. Adicionalmente, foi aplicado com os estudantes um survey, construindo uma amostra de 98 respondentes, dos quais 11 foram selecionados para a condução de grupo de discussão para aprofundar a compreensão da temática central. Pesquisas recentes apontam que a proposta de projeto de vida da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) pode reforçar uma visão individualista e competitiva da vida, enfatizando a responsabilidade individual do estudante pelo sucesso e pelo fracasso, desconsiderando a influência dos fatores sociais, culturais e econômicos nas escolhas e trajetórias dos indivíduos. Essa abordagem, ao privilegiar a construção individual do projeto de vida, pode excluir aqueles que não têm acesso às mesmas oportunidades e recursos, como os que vivem em condição de pobreza ou vulnerabilidade social, tornando necessário um aprofundamento teórico, clareza e objetividade na proposta do documento legal base, além de investimento em formação e apoio para os professores garantirem sua efetividade e qualidade. Os resultados obtidos revelam que o componente Projeto de Vida apresenta uma dualidade estrutural. De um lado, há um distanciamento entre sua concepção teórica e a sua aplicabilidade na reforma do Ensino Médio; de outro, ele atua como uma interface entre a condição juvenil e a curricularização da vida dos estudantes, influenciando suas aspirações futuras. Diante do exposto, esta dissertação propõe ampliar o debate acadêmico sobre o tema, oferecendo uma reflexão aprofundada sobre o componente curricular de Projeto de Vida e a sua potencialidade em impactar, ou não, a transformação social dos estudantes. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Projetos de vida | pt_BR |
dc.subject | Juventudes | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.title | Entre sonhos, metas e prazos : escola, juventudes e projetos de vida | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0620157936879908 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5482409611323174 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Servico Social | pt_BR |
dc.description.abstractx | This dissertation aims to analyze the meanings and significance attributed by young students, aged 15 to 18, from a public high school integrated with technical education in the state of Maranhão, to their life projects. A quantitative-qualitative methodological approach is adopted, integrating bibliographic, documentary, and field research for its foundation. Considering that the construction of meanings and significance produced by students in the school context is conditioned and expressed through the Life Project curriculum component classes, the specific objectives of this research include understanding: I) the meanings of teaching the Life Project curriculum component for the teachers who teach it; II) the influence of the component on the definition and planning of students' personal and professional goals and objectives; and III) identifying the socioeconomic and sociocultural profile of the students at the researched school. To this end, during the second semester of 2023, group interviews were conducted with the teachers responsible for teaching this component, and a documentary analysis of the textbooks adopted by the researched educational institution was carried out. Additionally, a survey was administered to the students, constructing a sample of 98 respondents, of whom 11 were selected for a discussion group to deepen the understanding of the central theme. Recent research indicates that the life project proposal of the National Common Curricular Base (BNCC) can reinforce an individualistic and competitive view of life, emphasizing the student's individual responsibility for success and failure, disregarding the influence of social, cultural, and economic factors on individuals' choices and trajectories. This approach, by privileging the individual construction of the life project, can exclude those who do not have access to the same opportunities and resources, such as those living in poverty or social vulnerability, making it necessary to deepen the theoretical understanding, clarity, and objectivity in the legal base document's proposal, in addition to investing in training and support for teachers to ensure its effectiveness and quality. The obtained results reveal that the Life Project component presents a structural duality. On one side, there is a gap between its theoretical conception and its applicability in high school reform; on the other, it acts as an interface between the youth condition and the curricularization of students' lives, influencing their future aspirations. In light of the above, this dissertation proposes to expand the academic debate on the topic, offering an in-depth reflection on the Life Project curriculum component and its potential to impact, or not, the social transformation of students. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Sociologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Luiz Carlos Gomes de Brito Junior.pdf | 2,59 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons