Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61904

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorQUEIROZ, Daniel da Rocha-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Maria Clara César Vila Nova de-
dc.date.accessioned2025-03-20T13:49:57Z-
dc.date.available2025-03-20T13:49:57Z-
dc.date.issued2024-08-23-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Maria Clara César Vila Nova de. Fatores associados à alta competência motora em adolescentes: uma abordagem a partir do modelo social ecológico. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61904-
dc.description.abstractIntrodução: A competência motora (CM) é essencial para o desenvolvimento físico, mental e social saudável de adolescentes. No entanto, a literatura carece de estudos que integrem múltiplos níveis de análise, como fatores intrapessoais, interpessoais, comunitários, organizacionais e políticos, associados à CM. Objetivo: analisar os fatores intrapessoais, interpessoais, comunitários, organizacionais e políticos associados a alta competência motora (CM) em adolescentes, utilizando o Modelo Social Ecológico (MSE) como base teórica. Métodos: Realizou-se um estudo transversal com estudantes de 14 a 19 anos do ensino médio da rede pública na Região Metropolitana do Recife. Os dados foram coletados por meio de questionário adaptado do Global School-Based Student Health Survey (GSHS) e medidas antropométricas, como estatura, massa corporal e IMC, utilizando estadiômetro e balança digital. A CM foi avaliada pelo Motor Competence Assessment (MCA), que inclui testes de estabilidade, locomoção e manipulação. A análise estatística utilizou regressão logística binária, com a alta CM como variável dependente e as variáveis dos estratos do MSE como variáveis independentes. As associações foram expressas em termos de odds ratios (OR), acompanhadas de intervalos de confiança de 95%. Resultados: A amostra incluiu 1.036 adolescentes. Os meninos apresentaram uma associação maior a alta CM quando comparado a meninas (OR=11,36; IC95%: 7,31;17,63). A prática de atividade física no tempo livre foi associada à alta CM (OR=2,85; IC95%: 1,68-4,83). O IMC, o intermediário e alto tiveram maiores chances de ter alta CM (OR=1,54; IC95%: 1,02;2,32 e OR=1,64; IC95%:1,05;2,55). Para rapazes, os que praticam AF no tempo livre (OR=2,80; IC95%:1,48;5,30), que gostam de praticar AF (OR=3,89; IC95%1,39;10,89), com IMC intermediário (OR=1,73; IC95%1,08;2,75) e alto (OR=1,93; IC95%:1,17;3,19) associaram a uma alta CM. Entre as moças, avaliar positivamente a equipe pedagógica associou-se à alta CM (OR=2,69; IC95%1,11;6,50). Conclusão: fatores intrapessoais, interpessoais, organizacionais e comunitários estão associados à alta competência motora em adolescentes. Intervenções que promovem atividades físicas e ambientes favoráveis ao esporte nas escolas podem melhorar a CM dos jovens. Sugere-se que políticas públicas sejam formuladas para apoiar essas iniciativas, focando no desenvolvimento motor integral dos adolescentes. As possíveis aplicações incluem a implementação de programas escolares de educação física que englobem múltiplos fatores do MSE e a criação de políticas que incentivem a prática esportiva e a AF.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectCorrelatos de saúdept_BR
dc.subjectModelo socioecológicopt_BR
dc.titleFatores associados à alta competência motora em adolescentes : uma abordagem a partir do modelo social ecológicopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4436633612893709pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5673831264022461pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Fisicapt_BR
dc.description.abstractxIntroduction: Motor competence (MC) is essential for the healthy physical, mental, and social development of adolescents. However, the literature lacks studies that integrate multiple levels of analysis, such as intrapersonal, interpersonal, community, organizational, and political factors associated with MC. Objective: To analyze the intrapersonal, interpersonal, community, organizational, and political factors associated with high motor competence (MC) in adolescents, using the Social Ecological Model (SEM) as a theoretical basis. Methods: A cross-sectional study was conducted with high school students aged 14 to 19 from public schools in the Metropolitan Region of Recife. Data were collected through a questionnaire adapted from the Global School-Based Student Health Survey (GSHS) and anthropometric measures, such as height, body mass, and BMI, using a stadiometer and digital scale. MC was assessed using the Motor Competence Assessment (MCA), which includes tests of stability, locomotion, and manipulation. Statistical analysis was performed using binary logistic regression, with high MC as the dependent variable and variables from SEM levels as independent variables. Associations were expressed in terms of odds ratios (OR), accompanied by 95% confidence intervals. Results: The sample included 1,036 adolescents. Boys had a higher association with high MC compared to girls (OR=11.36; 95% CI: 7.31; 17.63). Physical activity during leisure time was associated with high MC (OR=2.85; 95% CI: 1.68-4.83). Intermediate and high BMI were more likely to be associated with high MC (OR=1.54; 95% CI: 1.02; 2.32 and OR=1.64; 95% CI: 1.05; 2.55). For boys, those who engaged in leisure-time physical activity (OR=2.80; 95% CI: 1.48; 5.30), enjoyed physical activity (OR=3.89; 95% CI: 1.39; 10.89), had intermediate BMI (OR=1.73; 95% CI: 1.08; 2.75), and high BMI (OR=1.93; 95% CI: 1.17; 3.19) were associated with high MC. Among girls, positively evaluating the pedagogical team was associated with high MC (OR=2.69; 95% CI: 1.11; 6.50). Conclusion: Intrapersonal, interpersonal, organizational, and community factors are associated with high motor competence in adolescents. Interventions promoting physical activities and favorable environments for sports in schools may improve adolescents' MC. Public policies should be formulated to support these initiatives, focusing on comprehensive motor development in adolescents. Possible applications include the implementation of school physical education programs that encompass multiple SEM factors and the creation of policies that encourage sports and physical activity.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Maria Clara César Vila Nova de Oliveira.pdf15,84 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons