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Título : A subcidadania no transporte público coletivo : trajetórias de uma mobilidade periférica na Região Metropolitana do Recife
Autor : SILVA, Marília do Nascimento
Palabras clave : Subcidadania; Dominação social; Produção do espaço; Transporte público coletivo; Região Metropolitana do Recife
Fecha de publicación : 30-abr-2024
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SILVA, Marília do Nascimento. A subcidadania no transporte público coletivo: trajetórias de uma mobilidade periférica na Região Metropolitana do Recife. 2024. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Urbano) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : O objetivo desta tese é discutir a noção de subcidadania no transporte público coletivo com o foco nas experiências de mobilidade dos usuários. Parte-se da hipótese de que o serviço de transporte público coletivo da Região Metropolitana do Recife tem validado a dominação social ao controlar a oferta de veículos, cobrar pelo tempo de deslocamento e reduzir a integração entre as linhas de ônibus e terminais. A abordagem metodológica, caracterizada pelo método materialista histórico- dialético, inclui revisão de literatura sobre a lógica da produção capitalista do espaço, com ênfase na segregação socioespacial, mobilidade urbana e classe social; análise documental de planos sobre a organização do espaço metropolitano do Recife, pesquisa de campo e estudo de caso. A pesquisa contou com a participação de 62 voluntários, destes, 38 responderam ao formulário de pesquisa on-line e 24 foram entrevistados nos terminais e linhas de ônibus e de trem do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR). Os dados obtidos apontam para o alto índice de insatisfação dos usuários quanto aos serviços de ônibus e de trem, o baixo alcance dos objetivos da Política Nacional de Mobilidade Urbana e a falta de transparência no controle das operações e da arrecadação das tarifas. Apesar do histórico pioneiro na gestão consorciada do transporte público, as condições dos trajetos reportados pelos usuários mostram que o serviço ofertado pelo STPP/RMR tem contribuído com a reprodução das desigualdades socioespaciais, submetendo a população a um modelo de mobilidade urbana que privilegia os interesses do Mercado. O estudo aponta a necessidade de pôr em prática o Sistema de Mobilidade Urbana (SMU) da RMR e integrá-lo à diversidade dos meios de transporte coletivo e individual, possibilitando a melhoria do serviço com equidade social.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61872
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Desenvolvimento Urbano

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