Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61779

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorFLORÊNCIO, Ninive Bezerra
dc.contributor.authorGUSMÃO, Norma Buarque de
dc.contributor.authorMELO, Erik Jonne Vieira de
dc.contributor.authorSOUZA, Adriana Ferreira de
dc.date.accessioned2025-03-18T15:45:45Z-
dc.date.available2025-03-18T15:45:45Z-
dc.date.issued2024-05-28
dc.date.submitted2022-11-17
dc.identifier.urihttps://busca.inpi.gov.br/pePI/
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61779-
dc.description.abstractA presente inovação refere-se à formulação de meios de cultura alternativos RCMAS (resíduo de casca de maracujá amarelo sólido) e RCMAC (resíduo de casca de maracujá amarelo caldo), utilizando como substrato o resíduo agroindustrial casca de maracujá amarelo (Passiflora edulis f. flavicarpa). O qual disponibiliza nutrientes para crescimento e manutenção laboratorial de fungos filamentosos (Aspergillus spp. e Penicillium spp.). A inovação está inclusa nos campos da Microbiologia Industrial e Biotecnologia atendendo aos requisitos da sustentabilidade e da bioeconomia circular considerando o potencial para escala industrial. O processo de fabricação do meio de cultura RCBPC compreende as seguintes etapas: (a) sanitização das cascas com hipoclorito de sódio; (b) fatiamento; (c) trituração; (d) desidratação; (e) tamisação; (f) adição de água destilada; (g) esterilização. O meio RCMAS é obtido adicionando ágar ao meio RCMAC antes da esterilização. A presente invenção combina as propriedades de culturas em estado sólido e submerso. Vale ressaltar que, além de apresentar baixo custo, o método de preparo pode ser facilmente executado, tornando-se alternativas altamente viáveis. Além disso, ambos os meios podem ser usados acrescidos com uma de base sais (NaNO3, MgSO4.7H2O, K2HPO4 e KCl), podendo melhorar os rendimentos de biomassa de fungos filamentosos.
dc.language.isopor
dc.publisherInstituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)
dc.rightsAberto
dc.titleDesenvolvimento de meios de cultura alternativos, resíduo de casca de maracujá amarelo sólido (RCMAS) e resíduo de casca de maracujá amarelo caldo (RCMAC), a partir do resíduo agroindustrial casca de maracujá amarelo para crescimento e manutenção de fungos filamentosos
dc.typePatente
dc.publisher.countryBrasil
dc.identifier.patentnoBR 102022023349
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de Pernambuco
dc.contributor.institutionUniversidade Católica de Pernambuco
dc.ipcC12
Aparece en las colecciones: Patentes

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BR 102022023349.pdf5,61 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.