Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61527

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Jabson Herber Profiro de
dc.contributor.authorLIMA, Liliane Bezerra de
dc.contributor.authorSOARES, Luiz Alberto Lira
dc.contributor.authorFERREIRA, Magda Rhayanny Assunção
dc.date.accessioned2025-03-18T15:43:17Z-
dc.date.available2025-03-18T15:43:17Z-
dc.date.issued2021-02-09
dc.date.submitted2019-08-02
dc.identifier.urihttps://busca.inpi.gov.br/pePI/
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61527-
dc.description.abstractComposição farmacêutica para veiculação de ativos vegetais, preferencialmente compostos fenólicos, isolados ou associados com ativos não vegetais convencionais, respectivo processo de obtenção e usos. A presente invenção consiste no produto, processo e uso de sistemas dispersos contendo frações ricas em compostos fenólicos obtidos de Cinnamomum verum, Eugenia uniflora e Punica granatum, para veiculação de ativos na forma de emulsões livres de surfactantes, minimizando possíveis efeitos adversos causados por tensoativos não iônicos. Demonstra ter incremento do teor de flavonoides das folhas das espécies vegetais supracitadas, após processo de enriquecimento do extrato bruto, comprovado após doseamento UV-visível e análises cromatográficas. Há potencialização da atividade antioxidante das frações enriquecidas em relação aos seus respectivos extratos brutos, considerando a remoção dos radicais livres DPPH? e ABTS?+. Pronunciada atividade antimicrobiana in vitro frente a microrganismos multidroga-resistentes é alcançada, sobretudo após a associação das frações enriquecidas a antimicrobianos convencionais, evidenciada em experimentos de atividade modulatória e ensaios checkerboard. Extratos brutos veiculados em sistemas dispersos demonstram considerável estabilidade preliminar e acelerada, especialmente os sistemas do tipo Pickering. A incorporação das frações demonstra relevante estabilidade preliminar e permite continuação da investigação dos ativos associados a fármacos sintéticos, bem como a análise da preservação das atividades biológicas.
dc.language.isopor
dc.publisherInstituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)
dc.rightsAberto
dc.titleComposição farmacêutica para veiculação de ativos vegetais, preferencialmente compostos fenólicos, isolados ou associados com ativos não vegetais convencionais, respectivo processo de obtenção e usos
dc.typePatente
dc.publisher.countryBrasil
dc.identifier.patentnoBR 102019016087
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de Pernambuco
dc.ipcA61
Aparece nas coleções:Patentes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR 102019016087.pdf6,95 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.