Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61401

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorARAÚJO, Patrícia Lopes Barros de
dc.contributor.authorARAÚJO, Elmo Silvano de
dc.contributor.authorLIMA, Ingrid Suely Melo de
dc.date.accessioned2025-03-18T15:41:07Z-
dc.date.available2025-03-18T15:41:07Z-
dc.date.issued2018-07-17
dc.date.submitted2016-12-20
dc.identifier.urihttps://busca.inpi.gov.br/pePI/
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61401-
dc.description.abstractO dispositivo microfibrilar radiesterilizável reivindicado no relatório, tem por finalidade a liberação controlada de vitaminais do complexo B e aminoácidos essenciais, sendo trabalhado com as vitaminas B2, B5 e B9 e os aminoácidos L-fenilalanina e L-histidina. As fibras têm como público alvo prisioneiros de guerras, pacientes com graves distúrbios metabólicos e países com baixo índice nutricional. Em foco no desenvolvimento desse dispositivo foram realizados determinados métodos, tais como as imagens por microscopia eletrônica de varredura, indicando a presença de fibras em escala micrométricas; a difratometria de raio-X, que confirmou as interações cristalinas e indicou o grau de cristalinidade. Sendo realizados também o DSC por meio da variação de entalpia de fusão, fornecendo dados de apoio a determinação do grau de cristalinidade de cada fibra, e análises térmicas TGA, em que as substâncias bioativas adicionadas não alteraram a temperatura de degradação da matriz polimérica. Os resultados dos testes in vitro realizados, mostraram lixiviação na matriz polimérica na degradação hidrolítica, principalmente as que continha a vitamina B5; na taxa de liberação das cargas bioativas das fibras, essas retiveram em sua maioria as cargas, como também demonstraram um percentual superior a 95% de eficiência de incorporação. Finalmente, os tapetes microfibrilares radioesterilizados com doses de 25 kGy não apresentaram subprodutos pós radiação gama.
dc.language.isopor
dc.publisherInstituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)
dc.rightsAberto
dc.titleTapetes poliméricos microfibrilares biodegradáveis radioesterilizáveis como sistema de liberação controlada de aminoácidos e vitaminas para suplementação nutricional
dc.typePatente
dc.publisher.countryBrasil
dc.identifier.patentnoBR 102016030051
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de Pernambuco
dc.contributor.institutionUniversidade Federal Rural de Pernambuco
dc.ipcA61
Aparece nas coleções:Patentes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR 102016030051.pdf5,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.