Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60623
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GARRABÉ, Laure | - |
dc.contributor.author | CIRINO, Ingrid Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-12T19:38:29Z | - |
dc.date.available | 2025-03-12T19:38:29Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-28 | - |
dc.identifier.citation | CIRINO, Ingrid Rodrigues. O palco é a rua: uma etnografia visual das temporalidades urbanas do Recife com artistas de sinal. 2024. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60623 | - |
dc.description.abstract | A partir da vivência de três artistas de sinal residentes na cidade de Recife-PE, essa pesquisa tem o objetivo de fazer uma etnografia visual sobre a urbanidade da cidade, partindo do ponto a vivência e olhar que os artistas tem dentro da vivência do sinal. O sinal é um lugar de passagem efêmera, que tem como objetivo o controle do trânsito. Por ser um local que quando o sinal indica vermelho tem parada obrigatória é um ótimo lugar para os artistas de sinal trabalharem e mostrarem sua arte. O objetivo é entender sobre os ritmos, fluxos e movimentos da urbanidade recifense a partir da perspectiva dos artistas de sinal, no sinal, tendo como produto final essa dissertação escrita e um filme. Também procuro entender qual impacto a presença dos artistas tem ao estar no sinal, e o impacto da presença do sinal à cidade ao seu redor. Assim, discuto alguns conceitos que envolvem pesquisar com imagem e fazer um filme, adentrando na multimodalidade para compreender melhor a imagem dentro do trabalho etnográfico. Em seguida reflito na presença do objeto não humano, sinal, dentro do coletivo. Por fim, apresento os artistas, adentro nas performances, finalizando na reflexão, através de imagens e escrita, sobre a urbanidade recifense. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Artistas de sinal | pt_BR |
dc.subject | Antropologia visual | pt_BR |
dc.subject | Multimodalidade | pt_BR |
dc.title | O palco é a rua : uma etnografia visual das temporalidades urbanas do Recife com artistas de sinal | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | OLIVEIRA, Luciana Maria Ribeiro de | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1706263010864367 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5974645781230294 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Antropologia | pt_BR |
dc.description.abstractx | Based upon the experience of three traffic light artists residing in Recife-PE, this research aims to creat a visual ethnography about the city's urbanity, coming from the point of view of experience and perspective that the artists have within the traffic light experience. The traffic lights are an ephemeral passage, aiming to bring order to traffic. It being a place where when the light indicates red there's a mandatory stoppage, it turns out to be a great place for the artists to work and expose their art. The goal is the understand the rhythms, flows and moviments coming from Recife's urbanity based on the perspectives of traffic light artists and on the traffic stop, with the final product being a written dissertation and a film. I also aim to understand impact the artists' presence has on being at the traffic stop, and also the impact of the traffic stop's presence on the city that surrounds it. Thus, I discuss concepts that involve researching with images and making a film, delving into multimodality to better understand the image with ethnographic work. Then I'll reflect on the presence of the non-human object, the traffic light, within the collective. Finally, I'll introduce the artists, delve into their perfomances, finalizing with a reflection, through image and writing of the the urbanity of Recife. Key-Words: Traffic | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/4982209281026201 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Antropologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Ingrid Rodrigues Cirino.pdf | 4,73 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons