Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60439
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | JUSTO, Iracema Tatiana Ribeiro Leite | - |
dc.contributor.author | NASCIMENTO, Nathália Moretti do | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-18T10:41:55Z | - |
dc.date.available | 2025-02-18T10:41:55Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-16 | - |
dc.date.submitted | 2025-02-17 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Nathália Moretti do. Usando o barro como ornamento: uma coleção de acessórios de moda feitos com barro. Trabalho de Conclusão de curso (Design) – Campus Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60439 | - |
dc.description.abstract | Este memorial aborda a criação de uma coleção de acessórios de moda, utilizando o barro como matéria-prima e explorando elementos culturais da região de Caruaru, notadamente conhecida por sua riqueza artesanal em cerâmica. A pesquisa busca compreender os processos de design de moda para representar artisticamente a identidade cultural local. A metodologia adotada segue a estrutura proposta por Justo (2008), incorporando aspectos de Dondis (2007), Sanches (2008), Seiverwright (2009) e Jones (2011). O estudo destaca a importância do artesanato em barro na região, especialmente no Alto do Moura, e ressalta a transmissão de conhecimento entre gerações como uma prática vital para a preservação da arte em barro. A coleção, denominada "Janela Viva", é guiada por uma persona, personificando informações para uma compreensão mais direcionada e satisfatória. Inspirada pela música "Deus do Barro", a coleção busca transmitir as conexões culturais e proporcionar uma experiência única. O uso de uma cartela de cores baseada nas paisagens nordestinas e na feminilidade sutil adiciona complexidade à coleção. O processo de prototipagem envolveu estágios como modelagem, cura, cozimento do barro, lavagem, pintura e montagem. O resultado final é uma coleção de acessórios que valoriza os materiais naturais ressaltando a importância do barro como expressão artística. Este trabalho contribui para a compreensão do papel do design na preservação da cultura local e na criação de peças únicas e autênticas | pt_BR |
dc.format.extent | 65p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | acessórios de moda | pt_BR |
dc.subject | Cultural | pt_BR |
dc.subject | Barro | pt_BR |
dc.title | Usando o barro como ornamento: uma coleção de acessórios de moda feitos com barro. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/5423462275285049 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5282563002393879 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This memorial addresses the creation of a collection of fashion accessories, using clay as a raw material and exploring cultural elements from the Caruaru region, notably known for its rich artisanal ceramics. The research seeks to understand fashion design processes to artistically represent local cultural identity. The methodology adopted follows the structure proposed by Justo (2008), incorporating aspects from Dondis (2007), Sanches (2008), Seiverwright (2009) and Jones (2011). The study highlights the importance of clay crafts in the region, especially in Alto do Moura, and highlights the transmission of knowledge between generations as a vital practice for the preservation of clay art. The collection, called "Janela Viva", is guided by a persona, personifying information for a more targeted and satisfactory understanding. Inspired by the song "Deus do Barro", the collection seeks to convey cultural connections and provide a unique experience. The use of a color palette based on northeastern landscapes and subtle femininity adds complexity to the collection. The prototyping process involved stages such as modeling, curing, clay cooking, washing, painting and assembly. The end result is a collection of accessories that values natural materials and highlights the importance of clay in artistic expression. This work contributes to the understanding of the role of design in preserving local culture and creating unique and authentic pieces | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Outros::Desenho de Moda | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Design | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAA-ND): TCC - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Nathália Moretti do Nascimento.pdf | 6,05 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons