Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60427

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMENEZES, Tayana Dias de-
dc.contributor.authorSOUZA, Amanda Félix de-
dc.date.accessioned2025-02-17T15:30:27Z-
dc.date.available2025-02-17T15:30:27Z-
dc.date.issued2024-03-20-
dc.date.submitted2025-02-13-
dc.identifier.citationSOUZA, Amanda Félix. A Análise da abordagem didático-pedagógica nas atividades que envolvem o gênero propaganda no livro didático de português.2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras português-licenciatura)-Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60427-
dc.description.abstractA Propaganda é uma forma de comunicação persuasiva que visa promover produtos, serviços, ideias ou comportamentos específicos, portanto, possui uma importância significativa, influenciando nossas escolhas na sociedade. Partindo desse pressuposto, o presente artigo, pretende refletir como o gênero textual é explorado dentro do livro didático, analisando até que ponto as atividades presentes nele auxiliam na compreensão do gênero. Baseando-se na concepção sociointeracionista de língua e apoiando-se nas definições de Carvalho (2003, 2014), Marcuschi (2008, 2007), Koch (1999), Koch e Elias (2008), Dionísio (2014), Rojo (2012), Bezerra (2007) e Antunes (2009) essa análise objetiva verificar qualitativamente duas atividades do LD “Singular e plural”, apontando suas especificidades. Concluímos que as atividades tiveram uma abordagem precisa, focando em pontos específicos para entender o gênero. Além disso, foram eficientes, pois o aprendizado ocorreu de maneira crescente, garantindo uma assimilação sólida e duradoura.pt_BR
dc.format.extent34p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPropagandapt_BR
dc.subjectlivro didáticopt_BR
dc.subjectgêneropt_BR
dc.subjectanálisept_BR
dc.titleA Análise da abordagem didático-pedagógica nas atividades que envolvem o gênero propaganda no livro didático de portuguêspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3254086698379178pt_BR
dc.description.abstractxAdvertising is a form of persuasive communication that aims to promote specific products, services, ideas or behaviors, therefore it has a significant importance in influencing our choices in society. Based on this assumption, this article aims to reflect on how the textual genre is explored within the textbook, analyzing the extent to which the activities it contains help in understanding the genre. Based on the socio-interactionist conception of language and drawing on the definitions of Carvalho (2003, 2014), Marcuschi (2008, 2007), Koch (1999), Koch and Elias (2008), Dionísio (2014), Rojo (2012), Bezerra (2007) and Antunes (2009), this analysis aims to take a qualitative check at two activities from the LD "Singular and plural", pointing out their specificities. We concluded that the activities presented a comprehensive and efficient approach to the study of the genre. Furthermore, they were efficient because the learning process occurred in a continuously increasing manner, ensuring solid and lasting assimilation.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Letras - Português

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Amanda Félix de Souza.pdf7,27 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons