Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60427
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MENEZES, Tayana Dias de | - |
dc.contributor.author | SOUZA, Amanda Félix de | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-17T15:30:27Z | - |
dc.date.available | 2025-02-17T15:30:27Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-20 | - |
dc.date.submitted | 2025-02-13 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Amanda Félix. A Análise da abordagem didático-pedagógica nas atividades que envolvem o gênero propaganda no livro didático de português.2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras português-licenciatura)-Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60427 | - |
dc.description.abstract | A Propaganda é uma forma de comunicação persuasiva que visa promover produtos, serviços, ideias ou comportamentos específicos, portanto, possui uma importância significativa, influenciando nossas escolhas na sociedade. Partindo desse pressuposto, o presente artigo, pretende refletir como o gênero textual é explorado dentro do livro didático, analisando até que ponto as atividades presentes nele auxiliam na compreensão do gênero. Baseando-se na concepção sociointeracionista de língua e apoiando-se nas definições de Carvalho (2003, 2014), Marcuschi (2008, 2007), Koch (1999), Koch e Elias (2008), Dionísio (2014), Rojo (2012), Bezerra (2007) e Antunes (2009) essa análise objetiva verificar qualitativamente duas atividades do LD “Singular e plural”, apontando suas especificidades. Concluímos que as atividades tiveram uma abordagem precisa, focando em pontos específicos para entender o gênero. Além disso, foram eficientes, pois o aprendizado ocorreu de maneira crescente, garantindo uma assimilação sólida e duradoura. | pt_BR |
dc.format.extent | 34p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Propaganda | pt_BR |
dc.subject | livro didático | pt_BR |
dc.subject | gênero | pt_BR |
dc.subject | análise | pt_BR |
dc.title | A Análise da abordagem didático-pedagógica nas atividades que envolvem o gênero propaganda no livro didático de português | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3254086698379178 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Advertising is a form of persuasive communication that aims to promote specific products, services, ideas or behaviors, therefore it has a significant importance in influencing our choices in society. Based on this assumption, this article aims to reflect on how the textual genre is explored within the textbook, analyzing the extent to which the activities it contains help in understanding the genre. Based on the socio-interactionist conception of language and drawing on the definitions of Carvalho (2003, 2014), Marcuschi (2008, 2007), Koch (1999), Koch and Elias (2008), Dionísio (2014), Rojo (2012), Bezerra (2007) and Antunes (2009), this analysis aims to take a qualitative check at two activities from the LD "Singular and plural", pointing out their specificities. We concluded that the activities presented a comprehensive and efficient approach to the study of the genre. Furthermore, they were efficient because the learning process occurred in a continuously increasing manner, ensuring solid and lasting assimilation. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Letras - Português |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Amanda Félix de Souza.pdf | 7,27 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons