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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60373
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | BONFIM, Marco Antônio Lima do | - |
dc.contributor.author | AZEVEDO, Jéssica Helen Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-11T17:04:30Z | - |
dc.date.available | 2025-02-11T17:04:30Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-05 | - |
dc.date.submitted | 2025-02-05 | - |
dc.identifier.citation | Azevedo, Jéssica Helen Silva de. Língua(gem), construção de identidades periféricas e o ensino de português: estudo das estratégias de textualização no gênero textual SLAM. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60373 | - |
dc.description.abstract | Esta monografia investigou a relação entre língua, construção de identidades periféricas e o ensino de português, focando especificamente no gênero textual slam (poetry slam). O objetivo geral foi compreender a construção linguística de identidades periféricas no gênero slam por meio da análise das estratégias de textualização utilizadas pelos poetas. Em termos de fundamentação teórica nos baseamos em estudos como os de Souza (2009), Barton e Hamilton (2000), Marcuschi (2008), Rojo (2009), Soares (1998), Koch (2005), Silva (2014), Hall (2006), Ferreira e Ferreira (2011) e Moita Lopes (2022). Utilizando uma abordagem qualitativa documental, foram selecionados dois vídeos de poesia slam como corpus de análise. A análise textual se baseou nas estratégias de processamento do texto falado propostas por Koch (2005). Os resultados da análise revelaram que os artistas slammers empregam estratégias de processamento textual de maneira estratégica e recorrente em suas produções. Além disso, evidenciam a natureza do slam como um letramento de reexistência, no qual as práticas linguísticas permitem que os slammers desempenhem novos papéis nas práticas sociais de suas comunidades, contribuindo para a reconstrução de representações da população periférica. A análise também evidenciou a conexão entre língua e identidade, destacando como os slammers denunciam questões sociais relacionadas à identidade e à diferença, especialmente no contexto da população negra e periférica. Observou-se que os slammers desafiam discursos dominantes através da poesia e utilizam a língua como uma estratégia para reformular as suas representações de si. Este estudo ressalta a importância do letramento por meio do slam e do acesso a essa forma de expressão por grupos marginalizados. Em última análise, este trabalho aponta para o potencial do slam como uma ferramenta enriquecedora para o ensino de língua portuguesa e como uma forma de engrandecer sujeitos periféricos que têm contato com sua poética. | pt_BR |
dc.format.extent | 80p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Letramentos de Reexistência | pt_BR |
dc.subject | Identidades Periféricas | pt_BR |
dc.subject | Gênero Slam | pt_BR |
dc.title | Língua(gem), construção de identidades periféricas e o ensino de português: um estudo das estratégias de textualização no gênero textual SLAM | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9797791864967388 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Esta monografía investigó la relación entre el lenguaje, la construcción de identidades periféricas y la enseñanza del portugués, centrándose específicamente en el género textual slam (poetry slam). El objetivo general fue comprender cómo se construyen lingüísticamente las identidades periféricas en el género slam, a través del análisis de las estrategias de textualización utilizadas por los poetas. En cuanto a la fundamentación teórica, nos basamos en estudios como los de Souza (2009), Barton y Hamilton (2000), Marcuschi (2008), Rojo (2009), Soares (1998), Koch (2005), Silva (2014), Hall (2006), Ferreira y Ferreira (2011) y Moita Lopes (2022). Utilizando un enfoque cualitativo documental, se seleccionaron dos videos de poesía slam como corpus de análisis. El análisis textual se basó en las estrategias de procesamiento del texto hablado propuestas por Koch (2005). Los resultados del análisis revelaron que los artistas slammers emplean estrategias de procesamiento textual de manera estratégica y recurrente en sus producciones. Además, evidencian la naturaleza del slam como una literacidad de resistencia, en el cual las prácticas lingüísticas permiten a los slammers desempeñar nuevos roles en las prácticas sociales de sus comunidades, contribuyendo a la reconstrucción de representaciones de la población periférica. El análisis también evidenció la conexión entre el lenguaje y la identidad, destacando cómo los slammers denuncian cuestiones sociales relacionadas con la identidad y la diferencia, especialmente en el contexto de la población negra y periférica. Se observó que los slammers desafían discursos dominantes a través de la poesía y utilizan el lenguaje como una estrategia para reformular sus representaciones de sí mismos. Este estudio resalta la importancia de la literacidad a través del slam y el acceso a esta forma de expresión por parte de grupos marginados. En última instancia, este trabajo señala el potencial del slam como una herramienta enriquecedora para la enseñanza del portugués y como una forma de empoderar a sujetos periféricos que tienen contacto con su poética. | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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