Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60223

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Thaís Araújo da-
dc.contributor.authorBUARQUE, Jessica Maria da Silva-
dc.date.accessioned2025-02-03T22:29:44Z-
dc.date.available2025-02-03T22:29:44Z-
dc.date.issued2025-01-21-
dc.date.submitted2025-01-30-
dc.identifier.citationBUARQUE, Jessica Maria da Silva. Atuação do enfermeiro na educação permanente no âmbito da atenção primária à saúde: revisão integrativa de literatura. Trabalho de Conclusão de Curso (Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60223-
dc.description.abstractINTRODUÇÃO: A inserção do enfermeiro na Atenção Básica veio acompanhada de um contexto histórico marcado pela necessidade de ampliar o acesso da população aos cuidados de saúde primários. Portanto, o enfermeiro nesse contexto assumiu um papel crucial, que foi além do aspecto assistencial, englobando também a capacidade de liderança, coordenação de equipes e articulação com outros profissionais de saúde. Tendo isso em vista, tornou-se necessário o debate acerca do papel do enfermeiro na Educação Permanente em Saúde para a formação contínua dos profissionais, visto sua importância para reconhecer o potencial das melhores práticas e aprimorar o processo de formação dos profissionais que atuam na área da saúde. OBJETIVO: Investigar a atuação do enfermeiro na educação permanente no âmbito da Atenção Primária à Saúde. METODOLOGIA: Tratou-se de uma Revisão Integrativa, que consistiu em um processo de produção estruturado em 6 etapas. O levantamento de produções científicas acerca do tema foi realizado através da busca nas bases e bancos de dados da Pubmed/MEDLINE, Scopus, LILACS, Scielo e BVS, concentrando-se apenas em artigos científicos nacionais e internacionais publicados em português, inglês e espanhol no período entre 2019 e 2024. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo. RESULTADOS: Os resultados foram divididos em 4 categorias: educação permanente como ferramenta transformadora; organização e gestão no processo de trabalho articulado a educação permanente em saúde; utilização de tecnologias na educação permanente e os Desafios e lacunas na implementação da educação permanente em saúde. A análise dos estudos evidenciou que a educação permanente em saúde é uma ferramenta transformadora na atenção primária à saúde, que promove a integração entre ensino e serviço e fortalece as práticas de cuidado e gestão. No entanto, desafios estruturais, como sobrecarga de trabalho e falta de recursos, limitam sua efetividade. Os enfermeiros se destacam como protagonistas na coordenação de equipes e planejamento, apesar de enfrentarem barreiras administrativas e centralização da gestão. Tecnologias como telessaúde e mídias digitais ampliam as ações educativas, mas a infraestrutura limitada e a necessidade de capacitação ainda são obstáculos. DISCUSSÃO: A discussão abordou a relevância da formação contínua e da integração entre ensino e prática, ressaltando que a atuação do enfermeiro na educação permanente em saúde é essencial para a melhoria da qualidade do cuidado. Os achados sugeriram que a valorização do papel do enfermeiro como educador e facilitador de processos de aprendizagem é fundamental para enfrentar os desafios da atenção primária. A falta de educação permanente foi identificada como uma lacuna crítica que compromete a eficácia das ações de saúde. CONCLUSÃO: Concluiu-se que a implementação de estratégias de educação permanente é essencial para fortalecer a atuação do enfermeiro na atenção primária à saúde, promovendo melhorias significativas na qualidade do cuidado prestado à população. O enfermeiro, ao assumir um papel ativo na educação permanente em saúde, não apenas contribui para sua própria formação, mas também para o desenvolvimento de sua equipe e para a efetividade das práticas de saúde. Recomenda-se a continuidade de pesquisas nessa área para aprofundar a compreensão sobre as práticas de educação permanente e suas implicações na atuação do enfermeiro.pt_BR
dc.format.extent34 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Permanentept_BR
dc.subjectAtenção Primária à Saúdept_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectRevisão Integrativapt_BR
dc.titleAtuação do enfermeiro na educação permanente no âmbito da atenção primária à saúde: revisão integrativa de literaturapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coTORRES, Analucia de Lucena-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3419435977936208pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9776522752627155pt_BR
dc.description.abstractxINTRODUCTION: The integration of nurses into Primary Health Care emerged within a historical context marked by the need to expand the population's access to primary health care services. Consequently, nurses in this context assumed a crucial role that went beyond care provision, encompassing leadership, team coordination, and collaboration with other healthcare professionals. In light of this, it became necessary to discuss the role of nurses in Continuing Health Education to support the continuous training of professionals, recognizing its importance in identifying the potential of best practices and improving the training processes of healthcare professionals. OBJECTIVE: To investigate the role of nurses in continuing education within the scope of Primary Health Care. METHODOLOGY: This study adopted an Integrative Review approach, comprising a structured process in six stages. A survey of scientific productions on the topic was conducted by searching the PubMed/MEDLINE, Scopus, LILACS, Scielo, and BVS databases, focusing exclusively on national and international scientific articles published in Portuguese, English, and Spanish between 2019 and 2024. Data were analyzed using Content Analysis. RESULTS: The findings were categorized into four themes: continuing education as a transformative tool; organization and management in the work process linked to continuing health education; the use of technologies in continuing education; and challenges and gaps in the implementation of continuing health education. The analysis of the studies highlighted that continuing health education is a transformative tool in primary health care, fostering integration between education and service and strengthening care and management practices. However, structural challenges, such as workload and resource shortages, limit its effectiveness. Nurses stand out as key players in team coordination and planning, despite facing administrative barriers and centralized management. Technologies such as telehealth and digital media expand educational activities, but limited infrastructure and the need for training remain obstacles. DISCUSSION: The discussion addressed the relevance of continuous training and the integration between education and practice, emphasizing that the role of nurses in continuing health education is essential for improving the quality of care. The findings suggested that valuing the role of nurses as educators and facilitators of learning processes is fundamental to overcoming the challenges of primary health care. The lack of continuing education was identified as a critical gap that compromises the effectiveness of health actions. CONCLUSION: It was concluded that implementing continuing education strategies is essential to strengthening the role of nurses in primary health care, promoting significant improvements in the quality of care provided to the population. By taking an active role in continuing health education, nurses contribute not only to their own professional development but also to their team's growth and the effectiveness of health practices. Further research in this field is recommended to deepen understanding of continuing education practices and their implications for the role of nurses.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Enfermagempt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DENF) - Departamento de Enfermagem pt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Enfermagempt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/4887461012049378pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0008-0611-7505pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Enfermagem

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Jessica Maria da Silva Buarque.pdf
  Artículo embargado hasta 2026-01-31
651,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir     Item embargoed


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons