Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60215
Comparte esta pagina
Título : | Duolingo : análisis de una herramienta digital como actividad complementaria para las clases de ELE |
Autor : | SOUZA, Sidney Mark de |
Palabras clave : | aprendizaje; gamificación; metodologías activas; dispositivos móviles; Duolingo |
Fecha de publicación : | 28-oct-2022 |
Citación : | Duolingo: una herramienta digital como actividad complementaria para las clases de ELE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Espanhol) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Resumen : | Durante a pandemia de Covid-19, iniciada no Brasil em 2020, os profissionais de educação foram desafiados a criarem uma alternativa às aulas presenciais e assim surgiu a nova modalidade de aulas remotas. A partir desse novo contexto, as metodologias ativas atreladas ao uso de dispositivos móveis (tablets, notebooks, smartphones, estes muito utilizados pela maioria dos estudantes brasileiros) e aos elementos lúdicos, motivacionais e colaborativos dos “games” ganharam destaque. Por isso, jugamos oportuno investigar o aplicativo de idiomas Duolingo, que é uma gamificação, e temos por objetivo geral: descrever e analisar o aplicativo Duolingo como uma ferramenta gamificada e complementar no processo de ensino e aprendizagem de Espanhol como língua estrangeira (desde então, ELE). Além disso, temos como objetivos específicos: 1) compreender a relação entre a tecnologia na sociedade e sua influência nas formas de aprender e ensinar usadas na escola; 2) apresentar o conceito de ferramenta digital e sua aplicação na aprendizagem e finalmente, 3) definir a contribuição das Metodologias Ativas através da gamificação para ampliar o contato do estudante com a língua espanhola. À luz da tríade: educação - sociedade - tecnologia, analisamos a estreita relação desses temas com as Metodologias Ativas e o uso das TDICs (Tecnologia digital da informação e comunicação) no processo de ensino e aprendizagem. Para isso, realizamos uma revisão bibliográfica sobre o tema em foco a partir de autores como Herrera (2019-2020), Menezes (2018), Fardo (2013) entre outros e a descrição detalhada do Duolingo e análise de seus recursos didáticos como ferramenta digital de aprendizagem, que ao fim de nossa investigação, se mostraram úteis ao ensino de Espanhol como língua estrangeira, tanto para alunos quanto para professores, pelo aspecto lúdico e motivacional de suas atividades didáticas apesar de deixar a desejar no aspecto aprendizagem colaborativa. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60215 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Letras - Espanhol |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC SIDNEY.pdf | 1,74 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons